Durante reunião da operação Mãos Limpas, ontem, o governador Roberto Requião acusou o PP e o PTB de pedirem dinheiro para apoiar sua candidatura à reeleição. A afirmação foi feita diante de juízes, promotores, delegados da Polícia Civil, chefes da Polícia Federal e do Ministério Público. Requião já havia feito a denúncia, no mês passado, mas não tinha identificado os partidos.
Oposição Segundo informações de quem participou da reunião, Requião teria dito que a coligação do PMDB com o PP e o PTB estava acertada, até os dois partidos pedirem dinheiro em troca do apoio. Vale lembrar que tanto o PP quanto o PTB apóiam a candidatura de Osmar Dias (PDT) ao governo do estado, apontado como principal adversário de Requião nas urnas.
Reforço A coordenação de campanha do senador Osmar Dias (PDT) não quis arriscar na escolha dos profissionais que vão cuidar da imagem do candidato a governador. Escolheram a marqueteira Cila Schulmann, conhecida pelas campanhas vitoriosas no Paraná, a última delas, a que elegeu o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB).
História Cila Schulmann fez a campanha de Jaime Lerner, em 1994, e de Cassio Taniguchi, em 1996. Também já esteve à frente do marketing do próprio Beto Richa, na disputa pelo governo do estado, em 2002 e novamente em 2004, quando coordenou a última campanha do tucano para a prefeitura. A Deiró Cine TV será a produtora responsável pelos programas de televisão de Osmar Dias.
Escolhido O vereador Manassés Oliveira (PPS) desistiu de concorrer a deputado federal, mas continua no ritmo da eleição. É o coordenador político em Curitiba e região metropolitana da campanha do pré-candidato a deputado estadual, Luiz Malucelli Neto (PSDB). O vereador está trabalhando na campanha do tucano junto com o coordenador-geral, Airton Cordeiro, ex-deputado federal.
Em Brasília O candidato a governador Rubens Bueno (PPS) estará em Brasília para discutir plano de governo com a executiva nacional do partido. Quem também vai à capital federal hoje é Osmar Dias (PDT), que além de fazer um esforço concentrado no Senado, tratará sobre coligações partidárias.
Licença O presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek (PT), vai se licenciar do cargo daqui duas semanas. A decisão foi tomada ontem em Brasília após reunião com o presidente Lula. Samek será, além de coordenador da campanha Lula no Paraná, um dos coordenadores nacionais do PT na corrida presidencial.
Orgulho O senador Alvaro Dias (PSDB) disse que o pai dele, Silvino Dias, falecido há dez dias, estaria orgulhoso caso estivesse vivo. "Seria uma satisfação para ele ver a possibilidade de ter dois filhos governando o estado."
Exemplo Alvaro Dias afirmou que os políticos de todo o Brasil deveriam seguir o exemplo do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB/SC), que se licenciou do cargo para disputar a reeleição. "No Brasil todo está havendo muito o uso da máquina pública e o abuso de poder econômico."
Atrasados Depois do prazo de registro de candidatura dos partidos e coligações, mais 25 pessoas entraram com registro avulso na semana passada. É possível fazer o registro posterior quando o partido ou coligação não incluiu nomes que foram homologados em convenções.
Processos Funcionários do TRE do Paraná corriam ontem para conseguir terminar a montagem dos processos de pedido de registro de candidatura. Assim que este processo tiver terminado, os dados serão enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que publicará os nomes, previsão de gastos e declaração de bens na internet.
Agenda A candidata ao Senado pela coligação Paraná Unido (PT, PL, PC do B, PRB, PHS e PAN), Gleisi Hoffmann, participa hoje de plenária no bairro Boqueirão, em Curitiba, na qual também estarão presentes o presidente do PT do Paraná, deputado André Vargas, e o candidato a deputado estadual Professor Luizão. Na semana que vem, Gleisi e Flávio Arns, candidato ao governo, iniciam uma caravana pelo interior do estado. Estão programadas 28 reuniões com prefeitos, vereadores, lideranças políticas locais, movimentos e entidades sociais.
Pinga-fogo
* Integrantes do PMDB ainda não se conformaram com o afastamento do ex-governador Paulo Pimentel do partido e da campanha do governador Roberto Requião
* Ontem o comitê suprapartidário LulaRequião, liderado por Doático Santos (PMDB), enviou um e-mail à imprensa no qual apresenta Pimentel como um dos coordenadores do movimento
* O PRTB inaugura hoje a Coordenação Política Cristã da campanha de Ana Lúcia Pires ao governo do estado
* A coordenação reunirá diversas lideranças religiosas e estará sob o comando do pastor Raul de Quadros.
Deixe sua opinião