O presidente do PSDB do Paraná, deputado estadual Valdir Rossoni, será candidato único na eleição para o Diretório Estadual, marcada para o dia 21 de agosto. A chapa de consenso foi fechada ontem, no último dia de prazo para inscrição de nomes, e reúne as principais forças políticas do partido, inclusive o senador Alvaro Dias, que disputou a eleição para a presidência em março contra o deputado.
Rossoni, que também é líder da oposição na Assembléia Legislativa, foi eleito para um mandato tampão de seis meses, depois que Beto Richa decidiu deixar a presidência para se dedicar à prefeitura de Curitiba. Numa eleição disputada, o deputado venceu por 30 votos a 15. Na ocasião, Alvaro Dias defendeu a candidatura própria do PSDB ao Palácio Iguaçu e Valdir Rossoni reafirmou a necessidade de manter na campanha ao governo do estado em 2006 a mesma aliança que elegeu Beto Richa.
O resultado da votação motivou especulações de que o senador pudesse deixar o partido ou voltar a disputar a nova eleição marcada para este mês. Alvaro Dias, no entanto, permaneceu na legenda, reforçou sua presença na direção nacional do PSDB e ganhou espaço na CPMI dos Correios e nas investigações de corrupção no governo.
Antes mesmo de oficializar a participação na chapa, o senador já estava sinalizando que não pretendia concorrer novamente para tentar o comando do partido no estado e que a prioridade era participar das atividades parlamentares em Brasília.
A preocupação da cúpula do partido, segundo o deputado, era manter a unidade do grupo e evitar divisões internas. "Alvaro disse estar à disposição do partido para trabalhar em 2006. É o primeiro sintoma de que todos estão empenhados da construção da vitória. Isso mostra que temos maturidade", disse.
Rossoni garante que o senador não condicionou o apoio à garantia da vaga do partido para a candidatura ao Senado Federal. Alvaro Dias e Hermas Brandão são pré-candidatos, mas o presidente diz acreditar que a escolha também será definida através de consenso. "Isso se resolve com o tempo e com muito diálogo", afirmou.
A direção do PSDB vai ampliar as conversas com o PDT, PFL e PSB para uma aliança de oposição ao governo do estado. Entre os partidos que devem participar da coligação há disposição de apoio à candidatura ao governo do senador Osmar Dias (PDT). Rossoni disse que vai começar a percorrer o interior para preparar o partido para a eleição do ano que vem e formar as chapas de candidatos a deputado.
Um dos destaques do Diretório, formado por 45 integrantes, é a presença de um dos fundadores do PSDB, Euclides Scalco. Ex-superintentende da Itaipu Binacional, Scalco foi um dos homens de confiança do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), já pertenceu ao diretório, mas estava afastado das questões partidárias.
A chapa também é formada pelo prefeito Beto Richa, o presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, e os deputados federais Gustavo Fruet, Luiz Carlos Hauly e Affonso Camargo. A eleição será no dia 21, às 9 horas, na Sociedade Thalia.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião