O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira de crime de responsabilidade pela operação para impedir a prorrogação da CPI dos Correios. Segundo ele, ao comandar esse processo depois de afirmar em entrevista que o governo não interferiria nas investigações, o presidente mentiu.
- Ele se desmente e é apanhado com a boca na botija: fica até a meia-noite no Palácio do Planalto, o que para mim configura claramente crime de responsabilidade. Apesar disso, o presidente sofre uma derrota. Ele se movimenta, libera verbas de maneira espúria, a meu ver, e não consegue retirar as assinaturas em número suficiente - afirmou.
Virgílio também pediu a expulsão do deputado tucano Átila Lira (PI), por ser um dos 66 deputados que retiraram a assinatura do requerimento de prorrogação da CPI. Ele e o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) enviaram representações ao Conselho de Ética do partido. Antero pede que, caso o PSDB entenda que o deputado não deve ser expulso, que pelo menos não lhe conceda a legenda para disputar a reeleição em 2006.
- Não devemos ter companheiros para contar com eles só quando deles não precisamos. Precisamos contar com eles precisamente nas horas mais duras, nas horas de mais vicissitudes. E o deputado que retirou sua assinatura não se portou como alguém fiel ao seu partido. Portanto, preconizo uma punição dura, exemplar, de modo a preservarmos a unidade e a disciplina partidárias. Não se faz oposição com discrepância de opiniões nesse nível - criticou Virgílio, em discurso nesta segunda-feira.
Antero informou que vai enviar requerimentos aos ministérios para levantar a liberação de emendas do orçamento e saber quais eram de interesse dos parlamentares que desistiram de apoiar a prorrogação da CPI.
- Se for comprovado o pagamento de emendas àqueles que voltaram atrás, está se configurando um novo mensalão - acusou Antero.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink