O PSDB do Senado começou a coletar assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras no Congresso. Nessa terça-feira, 3, a oposição apresentou o mesmo requerimento na Câmara dos Deputados e a expectativa é que o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autorize na quinta-feira, 5, a instalação da CPI.
Com 52 assinaturas, oposição dá como certa instalação da CPI da Petrobras
A oposição recolheu até o momento sete assinaturas de senadores. São necessários mais 20 apoios para que os senadores se juntem aos deputados e pleiteiem uma comissão mista no Congresso. Na Câmara foram conferidas 182 assinaturas, 11 a mais que o exigido pelo regimento.
Como o clima na Câmara vem se mostrando mais hostil aos interesses do Palácio do Planalto, alguns líderes oposicionistas já avaliam a possibilidade de levar adiante só a CPI dos deputados. Os senadores, no entanto, não gostariam de ficar de fora das investigações no Congresso. "Vamos coletar as assinaturas e sentar com eles (deputados) para conversar", declarou o senador Aécio Neves (MG).
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Vácuo de poder deixa Síria entre risco de Estado terrorista e remota expectativa de democracia
Deixe sua opinião