O PSDB entrou com representação contra o PT pela suposta distribuição de folhetos com a tabela dos jogos da Copa do Mundo, em São Paulo, com a inscrição "Copa 2006 - Lula é show de bola". Na ação, o PSDB pede ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicação de multa de 20 mil a 50 mil Ufir, proibição da distribuição do folheto e recolhimento dos exemplares não distribuídos.
O PSDB alega que a distribuição do folheto foi feita no mês de maio, em diversos locais públicos e, inclusive, em uma reunião partidária do PT, com o objetivo de preparar a campanha do pré-candidato ao governo de São Paulo, senador Aloizio Mercadante.
De acordo com o PSDB, "as evidências estão todas a sugerirem a prática de campanha maciça, ostensiva e ofensiva, caracterizando propaganda deliberada e previamente acordada sob a responsabilidade do PT". Isso, sustentam os tucanos, viola o artigo 36 da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), que dispõe que a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.
O partido afirma que o PT teve a intenção de promover propaganda por todo o texto do folheto, destacando o seguinte: "... E o Brasil não pode andar pra trás. O povo sabe: Lula de novo é continuar construindo o futuro". Diz que o folheto se caracteriza ainda como brinde eleitoral, pois consiste em uma tabela da Copa, o que viola também o artigo 39 da Lei das Eleições. A ação será relatada pelo ministro Marcelo Ribeiro.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião