O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), pediu nesta segunda-feira (2) que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República investigue o uso indevido da máquina pública pelo Ministério da Pesca, que cobrou da empresa Intech Boating uma doação eleitoral para o PT logo após ela ter vencido uma milionária licitação questionada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo publicada na sexta-feira (30) revelou que, após ter sido contratada pela pasta para construir lanchas-patrulha ao custo de R$ 1 milhão cada, a Intech Boating foi procurada para fazer uma doação de R$ 150 mil para o comitê financeiro do PT de Santa Catarina. O comitê arcou com a maior parte dos custos da campanha a governador em 2010, cuja candidata era a petista Ideli Salvatti, atual ministra das Relações Institucionais.
O tucano pediu que a comissão convoque o ex-ministro da Pesca e deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ), que, em entrevista ao Estado no sábado (31), classificou como "malfeito" a ação da pasta de cobrar repasse de recursos para o comitê petista. "O ministério não pode pedir à empresa contratada doação para o PT", afirmou Alvaro Dias, considerando a fala de Sérgio um "depoimento importante" para a investigação do caso.
O líder do PSDB lembrou que, desde outubro do ano passado, havia apresentado um requerimento para que o Senado obtivesse cópia do relatório da auditoria da licitação da Pesca. Mas, até o momento apesar das "inúmeras irregularidades" apresentadas na auditoria segundo ele, seu pedido não foi votado pela Casa.
Milei x Lula: G20 promete confronto de visões que testará pragmatismo entre Brasil e Argentina
Efeito Milei: como as maiores empresas argentinas cresceram 130% no último ano
Ministro de Lula endossa xingamento de Janja a Musk: “Estava preso nas nossas gargantas”
A tática do PCC para evitar vazamento de informação no mundo do crime
Deixe sua opinião