![PSDB põe 3 mil pessoas em evento pró-Ducci Beto Richa: governador teve recepção calorosa de aliados em almoço festivo | Henry Milleo/ Gazeta do Povo](https://media.gazetadopovo.com.br/2011/11/28b02988c12fc230409b23f1682a1c50-gpLarge.jpg)
Almoço tucano derruba votações na Câmara de Curitiba
O almoço de comemoração de 1 ano da vitória do governador Beto Richa (PSDB) na disputa ao governo do estado esvaziou uma sessão importante da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara de Curitiba, na tarde de ontem. Dos nove integrantes, apenas três apareceram para a reunião: os dois representantes da oposição Algaci Túlio (PMDB) e Professora Josete (PT) e o tucano Serginho do Posto. A reunião estava marcada para as 13h30. Como não houve quórum, a sessão foi derrubada.
Telefonema de prefeito sobre obras em bairros é ilegal
Para especialistas, Luciano Ducci pode ser condenado por improbidade, já que o município contratou o serviço de telemarketing.
O almoço em comemoração ao primeiro aniversário da eleição do governador Beto Richa (PSDB) ontem, em Curitiba, transformou-se em um palanque de campanha pela reeleição do prefeito da capital, Luciano Ducci (PSB). O evento, pago pelo diretório municipal do PSDB, superlotou o principal salão do restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, com capacidade para receber cerca de 3 mil pessoas.
No palco, quase todos os deputados e vereadores da base aliada, além de secretários municipais e estaduais e lideranças comunitárias e religiosas da cidade. Nas mesas, uma multidão de servidores municipais e estaduais, além de pessoas ligadas às associações de bairros e de filiados ao PSDB.
Jingles
O clima de campanha eleitoral foi reforçado pelo uso dos jingles da candidatura de Beto Richa ao governo como pano de fundo dos discursos. Houve foguetório na chegada do governador e do prefeito ao evento e no salão se viam faixas e cartazes dos partidos da base aliada.
Quem compareceu ganhou um adesivo para carro com o logotipo "Juntos 2012", usando as mesmas letras empregadas em material de campanha do governador Beto Richa. Um cenário que deixa claro o tom que deve ser dado pela situação na campanha do ano que vem a imagem da dupla será vendida em conjunto e o governador será o maior cabo eleitoral da reeleição do prefeito.
Ontem Richa chamou o prefeito de "parceiro, amigo e irmão" e fez um histórico da trajetória política dos dois. O governador fez ainda um breve balanço de seu primeiro ano de governo dizendo que não tinha feito "tudo o que planejava, no ritmo que gostaria, pois ainda estamos botando a casa em ordem, pagando contas do governo anterior".
Já o prefeito Ducci, exaltou o "ano especial" da prefeitura, destacando os prêmios que sua administração recebeu. Citou também a conquista da liberação dos recursos federais para a construção do metrô. Expressões comuns em campanhas tucanas como "transformar a cidade em um canteiro de obras" foram repetidas várias vezes.
Entre os integrantes do PSDB, discursaram o deputado estadual Mauro Moraes; o presidente municipal do partido e da Sanepar, Fernando Ghignone; e o deputado federal Fernando Franceschini. Não por acaso, são os três nomes que disputam a vice de Ducci. Além dos três, também usou a palavra o deputado Ney Leprevost (PSD), único nome cotado alheio ao ninho tucano. O nome do presidente afastado da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso, que chegou a ser o principal nome tucano para o cobiçado posto, foi ignorado.
Primeira-dama
A primeira-dama e secretária da Família, Fernanda Richa, foi a mais aplaudida e disputada para fotografias e abraços dos presentes.
Na noite de segunda-feira, o mesmo grupo político já havia feito um jantar no Madalosso. O prefeito Luciano Ducci, acompanhado de aliados, fez uma congratulação em homenagem à Fundação de Ação Social (FAS).
Interatividade
O governador Beto Richa conseguirá transferir sua popularidade para Luciano Ducci? Por quê?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião