Para evitar a todo custo o rótulo de "privativistas", em véspera de ano eleitoral, os tucanos querem proibir na Constituição a venda da Petrobras. O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) foi incumbido de apresentar proposta de emenda constitucional (PEC) estabelecendo que o controle da estatal do petróleo é exclusivo da União. Líder da minoria na Câmara, Leite obteve apoio à proposta de praticamente todos os partidos. Foram 224 assinaturas de deputados do PMDB, do PT, do PP, do DEM, do PR, do PSB, além do PSDB.

CARREGANDO :)

"A proposta é, antes de tudo, um brado para deixar claro, à Nação brasileira, nossa posição em defesa dos interesses nacionais, em defesa da Petrobras", argumentou Leite. "É uma vacina para esse quadro em que o PT acusa a oposição de querer privatizar a Petrobras", afirmou o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO).

No mês passado, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, acusou a oposição de usar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para "desmoralizar a Petrobras" e, depois, privatizá-la. "O que queremos é desvendar as bandalheiras na Petrobras, mas o PT quer desviar o foco, como se quiséssemos privatizar a empresa", disse Caiado. A PEC altera o artigo 177 da Constituição, estabelecendo que a Petrobras "terá o controle exclusivo da União, sendo vedada alienação".

Publicidade