As principais lideranças do Partido dos Trabalhadores já estão no Minas Tênis Clube, em Brasília, onde acontece neste sábado a convenção nacional do partido, na qual será oficializada a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição e o nome de José Alencar como vice.
Lula e Alencar chegaram pouco antes do meio-dia, em carros separados. Lula estava acompanhado da primeira-dama, Dona Marisa Letícia, e foi recebido por alguns militantes com gritos de "Lula de novo, quem manda é o povo". O presidente acenou e sorriu, mas não deu entrevista.
Na sexta-feira, o Diretório Nacional do PT aprovou a chapa que será levada à convenção . A repetição da chapa vencedora de 2002 foi referendada por quase todos os 84 membros do Diretório Nacional. Houve apenas uma abstenção. também na sexta, Lula já havia anunciado o convite formal a Alencar para que continuasse na vice-presidênciaafirmando que "em time que está vencendo, não se mexe".
O senador Aloísio Mercadante, candidato ao governo de São Paulo, chegou por volta das 10h30m e já estavam no local o ex-ministro Jaques Wagner, o secretário-geral da presidência, Luiz Dulce, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o governador do Acre, Jorge Viana e o o secretário-geral do PT, Raul Pont.
Pont, que defendia uma aliança entre o PT e o PSB, que acabou não acontecendo, disse não ter objeção em relação à escolha do nome de José Alencar para vice.
- Tem um elemento que eu acho importante. É que em vários momentos José Alencar assumiu posturas que são da esquerda do PT, principalmente na crítica aos juros. Eu acho que é um nome que completa bem a chapa, é uma personalidade muito forte em Minas Gerais, já foi senador, tem representatividade no segundo maior colégio eleitoral do país - afirmou.
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da presidência, Luiz Dulce, afirmou que a chapa Lula/Alencar vai cumprir rigorosamente a legislação eleitoral, e não vai permitir que atos e decisões de governo se confundam com atos de campanha. Ele afirmou que o presidente Lula vai saber separar a agenda do candidado da agenda do presidente e que, embora o Partido dos Trabalhadores tenha votado contra a reeleição, ela existe, e a democracia permite que o presidente lance mão dela.
O clima no local da convenção é de otimismo. O presidente Luis Inácio Lula da Silva ainda está sendo aguardado, e estão previstos cinco discursos ao longo do dia.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast