Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleição na Câmara

PT e oposição abrem disputa contra Cunha

A corrida pelo comando da Câmara dos Deputados começou oficialmente ontem com o lançamento das candidaturas do PT e da oposição, que tentarão fazer frente ao líder do PMDB Eduardo Cunha (RJ), tido como grande favorito na disputa. Os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG) anunciaram suas plataformas, 15 dias depois de Cunha ter oficializado sua campanha.

Chinaglia adotou um discurso de independência do Congresso e de um Parlamento fortalecido. Ex-presidente da Câmara, Chinaglia parte com o apoio de PDT, Pros e PCdoB – num total, com o PT, de 109 deputados. Ainda assim, ele e Delgado são vistos hoje como "azarões", já que Cunha conta com o suporte de mais de 160 dos 513 deputados. Somente ontem, o peemedebista recebeu declarações formais de apoio do DEM e do PRB, que se unem ao PSC e ao Solidariedade.

Já Júlio Delgado viabilizou sua candidatura depois de obter o apoio do PSDB, maior sigla da oposição, com 54 deputados eleitos. Os tucanos, porém, admitem apoiar Cunha em um eventual segundo turno contra Chinaglia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.