Para Lula, o fim da reeleição beneficia os opositores| Foto: Geraldo Magela/Ag. Senado

Um impasse entre PT e PMDB sobre o fim da reeleição impediu ontem a conclusão dos trabalhos do grupo da Câmara dos Deputados que discute sugestões para a reforma política. O grupo já aprovou o fim da reeleição, mas os petistas pressionam por um recuo, mantendo o atual sistema de mandato de quatro anos para presidente, governadores e prefeitos, sendo permitido um mandato consecutivo.

CARREGANDO :)

A movimentação do PT segue orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em setembro, durante encontro com petistas em seu instituto, em São Paulo, Lula reclamou de o grupo ter apoiado o fim da reeleição. Segundo relatos, Lula disse que o fim da reeleição só tem a beneficiar a oposição.

A discussão sobre o fim da reeleição colocou em lados opostos PT e PMDB, as duas maiores bancadas da Casa. Representante dos peemedebistas, o deputado Marcelo Castro (PI) disse que o consenso dentre de sua bancada é pelo fim de dois mandatos consecutivos para presidente, governador e prefeito. Na discussão, o PP ficou do lado do PT, e o PSDB apoio o PMDB. Na próxima terça-feira, o grupo volta a se reunir para tentar fechar questão.

Publicidade