O Partido dos Trabalhadores realiza prévias hoje para escolher a candidata ao senado que vai compor a chapa majoritária ao lado do pré-candidato a governador do partido, senador Flávio Arns. Disputam a vaga a deputada federal Clair Flora Martins e a diretora financeira da Itaipu Binacional, Gleisi Hoffmann. A eleição começa às 9 h, no Centro de Convenções Orleans.
A expectativa do Diretório Estadual do PT é que 500 militantes participem da convenção. A votação começa ao meio-dia e a expectativa é de que o resultado seja divulgado uma hora depois.
A eleição foi precedida por oito debates entre as duas candidatas nos principais municípios do Paraná. Clair representa a ala mais a esquerda do partido e Gleisi Hoffmann, que é casada com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, é ligada ao Campo Majoritário. As candidatas tem várias divergências em relação ao governo federal e à própria postura do PT.
Gleisi defende o apoio incondicional à política adotada pelo governo Lula, a renovação do senado paranaense e a implementação de uma política de desenvolvimento para o estado, através da candidatura do senador Flávio Arns.
A deputada Clair discorda do modelo econômico adotado pelo presidente Lula, cobra uma maior atuação social do PT e pretende unir a esquerda petista em torno de sua indicação.
Para o deputado André Vargas, presidente estadual do PT, a eleição é mais do que uma confirmação da candidatura ao senado. "Vamos reforçar o projeto político-administrativo do Partido dos Trabalhadores, uma força que está mais do que consolidada no Paraná e que atinge em 2006 o seu ápice com as candidaturas ao governo do estado e ao senado federal, além de uma chapa forte para a Câmara Federal e para a Assembléia Legislativa".
Ao mesmo tempo em que o partido prepara a escolha da candidata ao Senado, continua a movimentação para a disputa pela sucessão. O PT realizou ontem em Curitiba, uma discussão sobre o programa de governo para 2007, com a presença da Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes. O tema do encontro foi o "O Reflexo das Políticas Públicas Federais no Paraná".
Segundo André Vargas, o PT está discutindo um programa alternativo de governo. Ontem, o presidente do PT participou, em São Paulo, da reunião nacional do Campo Majoritário para discutir a situação político-eleitoral nos estados.
Deixe sua opinião