O coordenador geral do processo de Eleições Diretas (PED) do PT, Francisco Campos, disse é possível que ainda nesta segunda-feira sejam anunciados os resultados de 30% dos votos apurados nas eleições internas do partido no domingo. Campos afirmou que a tendência é ter um segundo turno na eleição para a presidência nacional do partido, mas fez a ressalva de que somente com números finais será possível afirmar se haverá nova consulta aos filiados, segundo a assessoria de imprensa do PT.
Está marcada para as 12h desta segunda-feira a divulgação da primeira parcial da apuração totalizada pelo Diretório Nacional.
- A tendência indica que haverá segundo turno, mas vamos aguardar o fim dos resultados. Se houver, não tem nenhum problema. Vamos fazer e retomarmos debates, a campanha dos dois mais votados. Vai mostrar um partido com equilíbrio de forças internas e aprofundar nossa democracia - avaliou o coordenador geral do PED, ainda de acordo com a assessoria do PT.
As denúncias de transporte irregular de eleitores por candidatos e seus cabos eleitorais foram minimizadas por Campos.
- Os militantes que se sentirem prejudicados, têm que encaminhar seus recursos às direções estaduais. As direções estaduais avaliam e remetem pra a Executiva Nacional avaliar. Não temos registro de nenhum grande incidente nessas eleições, nada que possa comprometer o resultado da eleição- disse.
Para Campos, as eleições foram um sucesso.
- Houve uma presença significativa da militância às urnas, que mostrou que o partido tem muita vitalidade, muita força, uma presença na sociedade que faz com que o nosso partido, após o PED, saia muito fortalecido - declarou o dirigente petista.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”