O líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), anunciou nesta quarta-feira que deve indicar até a próxima terça os integrantes da CPI dos Sanguessugas, cuja criação deve ser formalizada nesta tarde em sessão do Congresso. Ele lembrou que a presidência e a relatoria da CPI ficarão com PT e PMDB, pelo critério da proporcionalidade partidária.
Henrique Fontana explicou que a decisão do partido é indicar parlamentares que tenham qualificação para contribuir para as investigações e evitar que a atuação na comissão funcione como plataforma para promoção pessoal.
O deputado assinalou que 80% da investigação sobre a compra superfaturada das ambulâncias já foi feita pelo Ministério Público e a Polícia Federal, e a expectativa é que a CPI possa atuar com correção, equilíbrio e profundidade, sem comprometer o trabalho já realizado até agora.
O líder do PT reafirmou que apóia a instalação da CPI, mas alerta que o trabalho da comissão será inevitavelmente prejudicado pelo período pré-eleitoral e as reuniões dificilmente obterão quórum.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa