Dos 2,5 mil servidores públicos federais que se candidataram a cargos eletivos (prefeito, vice e vereador) neste ano, 378 estavam filiados ao PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chefe do Executivo Federal. O partido liderou o ranking dos candidatos-servidores, embora tenha figurado em segundo lugar no total de candidatos lançados, 35,1 mil.
O levantamento foi feito pelo Estado, baseado nos dados mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PMDB, que lançou 43,5 mil candidatos, ficou em segundo lugar na lista dos candidatos-servidores, com 231, seguido do PSDB, com 183 servidores e 33,9 mil candidatos no total.
De cada cem candidatos petistas, pelo menos um era funcionário público federal. Junto com o PT, outros dois partidos mostram elevada frequência de candidatos ligados à administração central: PSOL e PC do B.
No caso do PSOL, a relação é a mais elevada: para cada cem candidatos, quase dois eram funcionários federais. Ao todo, 60 servidores federais apresentaram candidatura pelo partido, que nasceu de uma dissidência do PT. E para o PC do B, que lançou 79 servidores federais a candidaturas variadas, entre 7.979 concorrentes, a relação é de um para cada cem.
No caso do PMDB, DEM, PP e PSDB, a relação entre candidatos lançados e funcionários públicos cai aproximadamente à metade em comparação ao PT e ao PC do B. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora