Quatro dias depois da votação para a escolha da presidência estadual do Partido dos Trabalhadores, o resultado da eleição ainda não foi anunciado. Filiados de 271 municípios votaram, mas 24 diretórios ainda não encaminharam a documentação final para a contabilização. Na tarde de ontem, a comissão eleitoral divulgou uma parcial da apuração,confirmando a vitória no primeiro turno do deputado estadual André Vargas, atual presidente do PT no Paraná. Certo da reeleição, Vargas agora assume a coordenação nos estados do Sul da campanha de Ricardo Berzoini à presidência nacional do partido.
A contagem dos votos, em cada município, terminou já no domingo. O processo de validação e de conferência é que é demorado. Já foram computados 16.699 votos. Menos de 400 votos ainda não foram contabilizados. A situação escapou até mesmo das estimativas da direção do partido, que imaginava que até a tarde de terça-feira o resultado final poderia ser anunciado.
O presidente da comissão eleitoral, Florisvaldo de Souza, conta que em algumas cidades, documentos, como atas de urna, foram extraviados. Em outras localidades, a eleição estava a cargo de pessoas que acabaram derrotadas nas disputas municipais e simplesmente decidiram não encaminhar o material para a executiva estadual. "Em algumas cidades a organização é mais deficitária e os responsáveis não dão conta das obrigações", conta. Ele salienta, contudo, que são votos que não devem alterar o resultado. Os retardatários representam cerca de 400 votos.
Nas discussões preliminares sobre a melhor forma de proceder a votação em todo o estado, a comissão eleitoral descartou a possibilidade de usar urnas eletrônicas. "É muito caro", justifica. O Tribunal Regional Eleitoral não empresta o equipamento oficial. A nova previsão é concluir a apuração hoje. Mesmo porque o partido já deve se preparar para a eleição do segundo turno na disputa pela presidência nacional, que deve acontecer no dia 9 de outubro. "Temos de montar toda a parafernália de novo", lembra.
A executiva estadual vai agora analisar o motivo pelo qual a eleição não foi realizada em dezenas de cidades do estado. O PT está presente em 391 municípios, sendo que 370 teriam estrutura partidária apta para promover a eleição. Outros deixaram de participar da votação por não estar em dia com as contribuições ao partido. Ainda assim, alguns diretórios municipais considerado aptos, simplesmente decidiram não organizar a votação. Cada caso será avaliado, mas a determinação inicial é destituir os diretórios e montar comissões provisórias. Para as localidades onde ainda não há direção partidária municipal, o PT estuda a possibilidade de realização de eleições extraordinárias.
Recursos
O deputado federal Dr. Rosinha, candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno, contestou ontem o resultado das eleições e afirmou que hoje anunciaria as providências que pretende tomar. "Só vamos nos posicionar na hora em que a apuração for concluída", disse. O parlamentar acusa o Campo Majoritário de transportar eleitores e pagar as taxas de filiação.
Deixe sua opinião