Improbidade
O prefeito de Tibagi e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Sinval Silva (PMDB), é alvo de uma ação civil pública do Ministério Público. Ele é acusado de improbidade administrativa. Em 2009, a prefeitura contratou o Restaurante Varandão para fornecer 8 mil refeições ao município ao custo de R$ 72 mil. O dono do restaurante é irmão do prefeito e não houve concorrentes no processo. Em nota, a prefeitura disse que ainda não foi notificada, mas que a escolha do restaurante se deu em pregão eletrônico e seguiu todos os trâmites legais.
O PT vai ficar no comando do Senado até o fim do mês, o que permite ao partido colocar em votação matérias consideradas estratégicas para o governo federal até o segundo turno da eleição presidencial. Como o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), está afastado do cargo por problemas de saúde, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT, foto) vai assumir a presidência da Casa até o fim do segundo turno. Serys é a segunda vice-presidente do Senado. O primeiro vice, Marconi Perillo (PSDB-GO), é candidato ao governo de Goiás por isso só reassume os trabalhos no Senado no dia 1.º de novembro. Pela tradição do Senado, cabe ao presidente decidir a pauta de votações que, depois, é submetida ao aval dos líderes partidários. Serys pretende retomar as votações na próxima quarta-feira. Entre as prioridades da petista, está a votação da PEC que restabelece a obrigatoriedade do diploma para jornalistas e a que inclui a Caatinga entre ecossistemas do patrimônio nacional.
Informação 1
O projeto de lei que regulamenta o acesso dos cidadãos a informações públicas no Brasil finalmente tem um relator. O senador José Bezerra (DEM-RN) ficou com a função. Se não entregar o relatório até 17 de novembro, quando Agripino Maia volta e acaba com sua suplência, será designado novo relator. O projeto é considerado fundamental para que a população tenha acesso a dados públicos que muitas vezes são escondidos pelas autoridades.
Informação 2
Para virar lei, o projeto precisa de maioria no Senado, o que pode não ser fácil. A ONG Transparência Brasil fez enquete com 91 candidatos ao Senado neste ano. Dos que se elegeram, apenas 18 retornaram o questionário afirmando ser favoráveis à lei. De acordo com a ONG, no Paraná, Gleisi Hoffmann (PT) se comprometeu com a aprovação. Roberto Requião (PMDB) não se manifestou.
Faltosos
Nem mesmo o fim das eleições estaduais foi suficiente para trazer os deputados de volta ao plenário da Assembleia do Paraná. A sessão de ontem pela manhã transcorria normalmente para o início da votação dos projetos em pauta, com o painel registrando a presença de 28 deputados exatamente o número mínimo exigido para ocorrer votação. No entanto, como havia pouco mais de dez parlamentares em plenário, Jocelito Canto (PTB) pediu verificação de quórum e, então, apenas 19 deputados voltaram a registrar presença no painel.
André Vargas
O deputado federal do PT e um dos coordenadores de comunicação do partido, André Vargas, recebeu alta ontem de um hospital em Londrina depois de ficar internado para tratar uma crise de pancreatite (uma inflamação no pâncreas). Segundo Vargas, ele enfrenta a doença há tempos e precisa ser internado durante as crises por causa da dor. O estresse da campanha eleitoral teria agravado o problema.
Para o ano que vem
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem que a compra de aviões de caça e a medidas para reequipamento das Forças Armadas "vão ficar para quem assumir a Presidência da República" no próximo ano. Segundo ele, até o fim do ano, só serão anunciadas decisões sobre medidas "que já tenham sido negociadas e aprovadas". Ele argumentou que "não seria lógico decidir sobre coisas que só poderiam ser cumpridas pelo próximo presidente da República".
Livro
Deputado e médico, Luiz Eduardo Cheida, além da carreira parlamentar também é conhecido por escrever livros didáticos para escolas de segundo grau na área da Biologia. Agora, ele se prepara para enveredar no ramo literário com o lançamento de seu primeiro livro, Crônicas Ambientais. A obra reflete a preocupação do autor com as questões envolvendo o meio ambiente e a sustentabilidade. A noite de autógrafos será na próxima segunda-feira, dia 18, a partir das 13h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação.
Pinga-fogo
"Nessa última eleição, os institutos de pesquisa atingiram o auge do processo de falta de credibilidade. Não tenho razão para acreditar em pesquisas. Quem acredita que o Lula tem 80% de aprovação popular? Eu não."
Roberto Freire, presidente nacional do PPS e deputado federal.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião