O Conselho de Ética da Câmara realizou nesta quarta-feira (17) o sorteio que precede a escolha do relator do caso do deputado Valdemar da Costa Neto (PR-SP). O presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PDT-BA), anunciará na próxima semana qual dos três sorteados será designado para a relatoria. Foram sorteados Waldenor Pereira (PT-BA), Chico Lopes (PCdoB-CE) e Fernando Francischini (PSDB-PR).
Araújo pretende conversar com os três integrantes do conselho antes de anunciar o relator. Ele vai questionar os colegas se algum deles tem impedimento ou não gostaria de trabalhar nesta função neste caso. "Vai que um deles é amigo dele ou tem algum impedimento", observou.
A representação contra Valdemar da Costa Neto foi protocolada em julho pelo PSOL e pelo PPS. Os partidos reuniram denúncias veiculadas pela imprensa que apontam a participação do deputado em reuniões no Ministério dos Transportes nas quais se pedia a empresários o pagamento de propina para a liberação de recursos.
Consta também no pedido de investigação um vídeo no qual Valdemar negocia a liberação de recursos do ministério para que o deputado Davi Alves Silva Júnior ingresse no PR. A representação também traz um trecho de entrevista de Valdemar a uma rádio de Mogi das Cruzes na qual ele diz "querer" uma diretoria de um banco público para ajudar aliados a liberar verbas. O processo pode levar à cassação do parlamentar.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais