O Conselho de Ética da Câmara realizou nesta quarta-feira (17) o sorteio que precede a escolha do relator do caso do deputado Valdemar da Costa Neto (PR-SP). O presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PDT-BA), anunciará na próxima semana qual dos três sorteados será designado para a relatoria. Foram sorteados Waldenor Pereira (PT-BA), Chico Lopes (PCdoB-CE) e Fernando Francischini (PSDB-PR).
Araújo pretende conversar com os três integrantes do conselho antes de anunciar o relator. Ele vai questionar os colegas se algum deles tem impedimento ou não gostaria de trabalhar nesta função neste caso. "Vai que um deles é amigo dele ou tem algum impedimento", observou.
A representação contra Valdemar da Costa Neto foi protocolada em julho pelo PSOL e pelo PPS. Os partidos reuniram denúncias veiculadas pela imprensa que apontam a participação do deputado em reuniões no Ministério dos Transportes nas quais se pedia a empresários o pagamento de propina para a liberação de recursos.
Consta também no pedido de investigação um vídeo no qual Valdemar negocia a liberação de recursos do ministério para que o deputado Davi Alves Silva Júnior ingresse no PR. A representação também traz um trecho de entrevista de Valdemar a uma rádio de Mogi das Cruzes na qual ele diz "querer" uma diretoria de um banco público para ajudar aliados a liberar verbas. O processo pode levar à cassação do parlamentar.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT