A bancada de deputados do PT vai pedir que a nova CPI da Petrobras da Câmara investigue irregularidades na estatal também no período do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002). A ideia surgiu depois de a presidente Dilma Rousseff ter responsabilizado o PSDB pela corrupção na Petrobras.
A CPI, que começa a funcionar na quinta-feira (26), foi criada para analisar denúncias de corrupção na empresa desde 2005, período em que o PT já estava no poder. Segundo a oposição, esse período leva em consideração o início das tratativas para a polêmica compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, operação que colocou a estatal no centro da crise atual.
Para ampliar a apuração, o PT precisará aprovar o pedido no plenário da CPI. O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), disse que não podem existir restrições nas apurações. “Temos que fazer uma investigação ampla, geral e irrestrita. Doa a quem doer”, disse.
Comando da comissão
A presidência da CPI da Petrobras deve ficar com Hugo Motta (PMDB-PB). E a relatoria, com o petista Vicente Cândido (SP). Motta afirmou nesta segunda (23) que não haverá blindagem durante as investigações.
oposição descarta impeachment
Senadores da oposição aproveitaram a sessão esvaziada de debates no plenário do Senado nesta segunda-feira (23) para criticar o governo da presidente Dilma Rousseff. Apesar disso, eles descartaram a viabilidade de um processo de impeachment da presidente, o que é defendido por alguns grupos da sociedade civil em função da Operação Lava Jato.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano