Governo e oposição não chegaram a acordo para votar o relatório do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) e o PT já protocolou o substitutivo ao texto às 10h na CPI dos Correios. Assim como o original, o relatório do PT tem três volumes e usa como base o parecer de Serraglio, tirando o indiciamento dos ex-ministros José Dirceu e Luiz Gushiken e do ex-presidente do PT José Genoino. Em vez do indiciamento, o substitutivo propõe o encaminhamento das denúncias contra os três petistas ao Ministério Público.
O relatório de Serraglio deve ser votado primeiro, mas o PT vai tentar aprovar um requerimento para inverter a ordem e votar antes o substitutivo. O deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) disse que isso não é possível, mas o petista Maurício Rands (PE), sub-relator geral, afirmou que o partido vai insistir em aprovar o requerimento.
O termo mensalão é mantido no substitutivo, como escreveu Serraglio. Segundo Rands, o importante é mostrar que não houve vinculação entre os repasses de dinheiro aos parlamentares da base aliada e votações no Congresso.
- O importante é mostrar os fatos, que não houve vinculação dos repasses com os votos dos parlamentares. Esse é um problema conceitual: mensalão ou caixa dois. Nós não vamos ficar fazendo beicinho por isso - afirmou Rands.
A reunião para discussão dos dois relatórios começa às 14h, mas tudo indica que a votação ficará para amanhã, dada a dificuldade de um consenso mínimo entre governo e oposição. ACM Neto alerta para manobras de alguns partidos, como o PMDB e o PTB, para substituir parlamentares da CPI para garantir votos para o governo.
- Vai ser um absurdo se o PTB ou o PMDB interferirem para afastar os membros da CPI. A sociedade não vai entender isso - afirmou o pefelista.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião