O PT começou a coletar assinaturas para tentar abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa e investigar o envolvimento de membros do governo de São Paulo no caso Siemens. Como mostrou reportagem da Folha de S.Paulo desta sexta-feira (2), a multinacional alemã afirma que um cartel atuava nas licitações de trem e metrô do Estado com aval das administrações tucanas.
"Nós já começamos a coleta de assinaturas. Temos 25 e precisamos de 32", afirmou o líder do PT na Casa. O principal obstáculo à apuração no Legislativa é o regimento da própria Assembleia, que prevê o funcionamento de apenas cinco CPIs simultaneamente. Esse número já foi atingido. A Casa hoje investiga casos como a "pesca predatória", "abuso de telemarketing" e a "cartelização de autopeças".
Para driblar o impedimento, o petista também quer aprovar um projeto de resolução que modifique o regimento e permita a abertura de uma sexta CPI. O plano esbarra na base do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que têm maioria na Casa.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião