Os partidos já começaram a indicar os parlamentares que vão compor a Comissão Mista de Orçamento em 2012. O PT, que possui a maior bancada na Câmara, indicou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) para presidir o colegiado neste ano. O PP é o único partido que ainda não indicou deputados. Formada por 31 deputados e 11 senadores, a comissão será instalada em 27 de março.
Do Senado, virão os relatores dos projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária de 2013 (LOA). Este último já foi antecipado: será o senador Romero Jucá (PMDB-RR), ex-líder do governo no Senado.
A previsão é que o relator da LDO seja um senador da base governista, mas de um partido diferente do PT e do PMDB. Segundo o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), a escolha do relator da LDO começará a ser discutida na próxima semana.
O PSD, mais novo partido do Congresso, tem direito a uma cadeira do Senado na comissão, na vaga destinada ao rodízio das bancadas minoritárias. Na Câmara, a sigla não foi contemplada pelo critério de proporcionalidade partidária.
A posse dos senadores do PSD esbarra, porém, em um impedimento regimental. A Resolução 1/06, do Congresso, determina o rodízio anual dos integrantes do colegiado, titulares e suplentes. Os dois senadores do novo partido - Kátia Abreu (TO) e Sérgio Petecão (AC) - foram suplentes do colegiado no ano passado, ainda que a senadora tenha saído no decorrer do ano. O partido busca uma solução política para participar da comissão.
A primeira tarefa da comissão será discutir o projeto do Executivo que abre um crédito especial de R$ 100 milhões para viabilizar os três fundos de pensão que vão ser criados para o funcionalismo público da União, dentro do Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos (Funpresp).
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião