O presidente nacional do PT, Rui Falcão, divulgou um vídeo nesta sexta-feira em seu site dizendo que o PT considera as manifestações favoráveis ou contrárias ao governo como “legítimas e democráticas”, mas desde que sejam responsáveis, “com respeito às leis e às autoridades constituídas, eleitas pela maioria da população”. Para ele, o PT repudia qualquer “ato de violência, de ódio, de intolerância, de golpismo ou qualquer tentativa de desrespeito à democracia”.

CARREGANDO :)

O vídeo está sendo divulgado no mesmo dia em que seus aliados, como Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), estão saindo às ruas na defesa do governo Dilma e da Petrobras, e às vésperas da manifestação dos que defenderão o impeachment da presidente, marcada para domingo.

Publicidade

Segundo ele, todas as instituições estão em pleno funcionamento no Brasil e se manterão ativas “para investigar corruptos e corruptores, mas dentro das regras do Estado de Direito”.

“Sabemos que alguns grupos organizados tem se aproveitado do momento de dificuldades passageiras para tentar espalhar métodos antidemocráticos, incitando ao ódio e ao medo, combustíveis com os quais querem incendiar corações e mentes. Esses grupos terão que esperar pelas eleições de 2018 para disputar seus planos nas urnas. O nosso projeto é aprovado pela maioria, que se manifestou nas urnas em 2014”.

Rui Falcão pede que os militantes e simpatizantes do PT que estão saindo às ruas nesta sexta-feira “não aceitem provocações de extremistas, mas tampouco não abaixem a cabeça”, diz Falcão, para quem “as ferramentas do ódio e medo não são ferramentas da luta democrática. Eles passarão e o nosso governo e nosso partido continuarão a defender a democracia e um país melhor”, diz o presidente nacional do PT.