Com o pedido de licença por 45 dias de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado, o PT contará no período com os presidentes da República, Luiz Inácio da Lula da Silva, da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), e do Senado, Tião Viana (AC).
Desde 1989, quando foram retomadas as eleições diretas no país, com a eleição de Fernando Collor de Mello, nenhum partido teve, ao mesmo tempo, os presidentes do Executivo e das duas Casas legislativas.
Collor foi eleito pelo PRN e governou o país de 15 de março de 1990 a 2 de outubro de 1992. No período, Nelson Carneiro (PMDB-RJ) e Mauro Benevides (PMDB-CE) presidiram o Senado, e Paes de Andrade (PMDB-CE) e Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), a Câmara.
Itamar Franco foi presidente entre 2 de outubro de 1992 e 1º de janeiro de 1995. No período, Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Inocêncio de Oliveira (PFL-PE) comandaram a Câmara, e Mauro Benevides (PMDB-CE) e Humberto Lucena (PMDB-PB), o Senado.
No primeiro mandado de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de 1º de janeiro de 1995 a 1º de Janeiro de 1999, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA) e Michel Temer (PMDB-SP) foram presidentes da Câmara, e José Sarney (PMDB-AP) e Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), do Senado.
No segundo mandato de FHC, de 1º de janeiro de 1999 a 1º de janeiro de 2003, ACM (PFL-BA), Jader Barbalho (PMDB-PA), Edison Lobão (PFL-MA) e Ramez Tebet (PMDB-MS) foram presidentes do Senado, e Michel Temer (PMDB-SP), Aécio Neves (PSDB-MG) e Efraim Morais (PFL-PB), da Câmara.
No primeiro mandato de Lula (PT), de 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2007, João Paulo Cunha (PT-SP), Severino Cavalcanti (PP-PE) e Aldo Rebelo (PC do B-SP) foram presidentes da Câmara, e José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL), do Senado.
Reeleito no ano passado, Lula viu o colega de partido, Arlingo Chinaglia, ser eleito para a presidência da Câmara, enquanto Renan foi reeleito para o Senado. Com a licença do peemedebista, outro petista, Tião Viana, será o presidente do Senado em exercício.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Deixe sua opinião