O PT vai entrar com uma ação na Justiça contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na terça-feira, segundo informações do site do partido, por crime contra a honra. De acordo com o presidente do partido, Ricardo Berzoini, ao dizer que "a ética do PT é roubar", em entrevista à revista "Isto É', o ex-presidente Fernando Henrique não ofendeu apenas o PT, mas também os filiados do partido.
- Tentando entrar no jogo, na disputa eleitoral, ele (FH) excedeu o direito à crítica - criticou o presidente do PT.
As afirmações de Berzoini foram dadas ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, que na semana passada entrevistou Fernando Henrique. A resposta do PT vai ao ar na noite desta segunda-feira, às 22h30m. Também nesta segunda-feira, o partido comemora os seus 26 anos, numa festa que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Apesar do desgaste causado pela crise política, o PT observou um crescimento no número de filiações ao partido no ano passado .
Ainda na entrevista ao "Roda Viva", Berzoini defendeu o presidente Lula e pôs a responsabilidade pelos empréstimos em caixa 2 feitos pelo partido ao ex- tesoureiro Delúbio Soares.
- Eu defendi sua expulsão (Delúbio), apesar de ser seu amigo, por colocar em risco uma política partidária de anos. Quem tomou as decisões financeiras foi o tesoureiro, algumas das quais nem documentou - defendeu.
O presidente do PT disse que o partido soube lidar com a crise, desligando dos seus quadros pessoas que ocupavam cargos importantes.
- Conseguimos superar essa crise, não sem arranhões e feridas - disse. - Problemas ocorreram e foram identificados. Em relação ao mensalão, a denúncia oficial de Roberto Jeffeson não foi comprovada e não será porque não houve. Houve trânsito irregular de recursos, o caixa 2 - disse.
Sobre a situação financeira do PT, Berzoini disse não temer a cobrança de dívida pelo publicitário Marcos Valério, por ela não ser válida.
- Qualquer tipo de acerto que não tenha sido contabilizado, não existe. O PT não precisa se preocupar com isso - respondeu Berzoini sobre a intenção de Valério de processar o partido.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião