• Carregando...

Brasília - Depois de conter a crise com o PMDB, o PT terá de apagar o foco de incêndio instalado no PTB, que está insatisfeito com o processo de eleição do presidente da Câmara. O PTB ameaça lançar um candidato próprio, o deputado Sílvio Costa (PE), para disputar o cargo com Marco Maia (PT-RS). Outra possibilidade é a de os petebistas apoiarem um nome alternativo, caso não seja garantida a manutenção do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) na quarta-secretaria da Casa.

O PTB perdeu parlamentares nas últimas eleições. A partir de agora, com uma bancada de 21 deputados, ficou na posição de nono partido na Casa. Menor, o partido não terá mais o direito de escolher o cargo que vinha sendo ocupado com Mar­­­quezelli, segundo a regra da proporcionalidade na distribuição dos espaços.

A promessa de cumprir a regra da ocupação dos cargos de acordo com o tamanho das bancadas permitiu a Marco Maia obter o apoio dos partidos de oposição – PSDB e DEM, que formam a terceira e quarta maiores bancadas, respectivamente – para a sua eleição. O PTB reclama que Maia garantiu cargos para a oposição, mas não deu segurança ao PTB. Além da quarta-secretaria, o partido quer continuar com a presidência da Comissão do Trabalho da Câmara.

Em nota divulgada ontem, o PTB defende a formação de um megabloco parlamentar com nove partidos da base, para assim garantir a escolha da quarta-secretaria para Mar­­­quezelli. Estariam negociando o ingresso no bloco o PMDB, o PP, o PR, PTB, o PSC, o PRB, o PHS e o PTdoB.

Contramão

A proposta da bancada do PTB, porém, está na contramão das discussões em andamento na Casa. O PT, que tem a maior bancada, tenta desarmar a formação de blocos, pois essa movimentação seria uma forma de minar o seu poder na Câmara, além de dificultar as futuras negociações da presidente Dilma Rousseff no Congresso.

"O PTB prega a unidade para a eleição da Mesa desde que os seus espaços de poder sejam respeitados, do contrário temos opções de candidaturas a presidência, inclusive a do nosso companheiro Sílvio Costa", diz a nota divulgada pelo líder da bancada, deputado Jovair Arantes (PTB-GO).

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), futuro líder da bancada petista na Câmara, afirmou que o PTB será acomodado na Mesa da Casa. Mas não disse em qual cargo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]