Em campanha silenciosa para virar presidente da Câmara por exclusão, o primeiro-vice, José Thomaz Nonô (PFL-AL), não tem poupado esforços, desde a viagem Nova Iorque, para agradar a Severino Cavalcanti (PP-PE).
Herança maldita Caso se considere rifado pelo governo, Severino não descarta a possibilidade de direcionar para o oposicionista Nonô o apoio do baixo clero que permanece fiel ao condenado presidente da Câmara, assim contribuindo para infernizar a vida de Lula.
Efeito Maluf A notícia de que a Polícia Federal pediria a quebra de seu sigilo bancário caiu como uma bomba sobre Severino. Ele disse a aliados que, ao decidir se renuncia ou não, levará em conta a possibilidade de ser preso.
Pantagruel O PMDB quer aproveitar a crise para surpresa! ganhar mais espaço no governo. A atual meta do partido, já comunicada aos ministros Dilma Rousseff e Jaques Wagner, é ocupar totalmente a Funasa e ampliar a presença no setor elétrico.
O outro A campanha de Ricardo Berzoini, candidato "oficial" à presidência do PT na eleição de hoje, trabalha com o cenário de enfrentar Válter Pomar no segundo turno, em 9 de outubro.
Dúvida cruel De um cético deputado petista sobre a contagem dos votos de hoje: "Uma agremiação cujo caixa 2 é operado por Marcos Valério e que paga passagem aérea de parentes com fundo partidário tem condições de fazer apuração manual confiável?".
Previsão do tempo João Paulo Cunha (PT-SP) encomendou pesquisa sobre sua imagem em Osasco e região. De posse dos resultados, decidirá os próximos passos. A aliados, tem batido o pé que não renuncia.Ataque de nervos Nos últimos dias, o governo utilizou os mais variados instrumentos de prospecção na tentativa de descobrir o tom do depoimento do banqueiro Daniel Dantas à CPI dos Correios, marcado para a próxima terça.
No muro Na sexta, a bolsa de apostas indicava que o depoimento de Dantas não deverá satisfazer por completo nem as expectativas do governo nem as da oposição.
Pró-forma A CPI também ouve nesta semana o depoimento de Ricardo Guimarães, do BMG. Já está decidida a apontar o banco mineiro, em seu relatório final, como responsável por crimes contra o sistema monetário nacional.
Geração espontânea Do dinheiro que passou pelas contas de Marcos Valério e de suas empresas, resta um troco de R$ 183.708.744,27 cujos depositantes a CPI dos Correios ainda não conseguiu identificar.
Intercâmbio Promotores de Ribeirão Preto e Santo André começam a trocar informações sobre as investigações do suposto caixa 2 petista nas duas cidades. Segundo eles, existem nomes envolvidos nos dois casos que foram citados em escutas telefônicas.
Férias frustradas Dois meses antes de ser preso, Paulo Maluf não apenas tentou liberar seu passaporte na PF para passear em Paris como chegou a fazer reserva de passagem em uma companhia aérea.
Bola nas costas O PC do B paulistano enxerga nas denúncias contra o vereador Ademir Da Guia, acusado de desviar salários de funcionários, uma oportunidade para colocar na Câmara Nádia Campeão, suplente do ex-jogador e secretária na gestão de Marta Suplicy.
TIROTEIO
* Do historiador Marco Antonio Villa sobre Celso Amorim, que, para rebater críticas a Lula, afirmou que, "como diria Tom Jobim, fazer sucesso, ainda mais no exterior, incomoda":
O chanceler desafinou. A política externa do atual governo, imitação da que foi aplicada no período Geisel, é uma verdadeira coleção de fracassos.
Deixe sua opinião