• Carregando...

Gustavo do Vale (diretor financeiro), Marco Antônio Belém da Silva (consultor de liquidações) e Osvaldo Watanabe (chefe do Departamento de Supervisão) serão os primeiros nomes do BC convocados à CPI dos Correios na esteira das revelações sobre o livre trânsito de Marcos Valério na instituição.

Disque-BC – Ao analisar o material da quebra do sigilo telefônico de Valério, a CPI encontrou coincidência entre as datas de ligações do empresário à sede paulista do Banco Central e o período em que foi mais intenso seu lobby pela liquidação do Banco Mercantil de Pernambuco.

Vem aí – Dentro do festival "vamos para cima", petistas da CPI dos Correios estão prestes a tirar do forno uma lista de tucanos que teriam se beneficiado dos bons serviços de Dimas Toledo, diretor de engenharia de Furnas por 12 anos, até ser atropelado pelas revelações de Roberto Jefferson.

Só vai na boa – Não tem mais data prevista a viagem de integrantes da CPI a Washington e Nova Iorque. Fracassada a saída que ocorreria anteontem, a comissão decidiu que apenas deixará o Brasil se obtiver garantia de receber nos EUA os dados desejados sobre a conta de Duda Mendonça.

Pires na mão – Enquanto isso, a CPI continuará a insistir no compartilhamento de dados sobre a conta Dusseldorf com o Ministério da Justiça. Disso depende a investigação sobre a suposta movimentação financeira do PT no exterior, que abriria caminho para novas quebras de sigilo.

Aprendendo a gastar – Paulo Bernardo (Planejamento) e Dilma Rousseff (Casa Civil) deixaram de lado por ora suas divergências e, juntos, estão recebendo cada ministro para identificar gargalos na execução do Orçamento, de modo a acelerá-la até o fim do ano. A maratona acaba na semana que vem.

Ser ou não ser – O senador neopedetista Cristovam Buarque (DF) postou em seu blog uma enquete para saber se deve ou não concorrer à Presidência. Até ontem, 11 internautas haviam se manifestado, 8 deles favoráveis à idéia.

Sigilo absoluto – José Luís de Oliveira Lima, advogado de José Dirceu, diz ter uma "carta na manga" para acrescentar ao novo mandado de segurança que irá impetrar no STF até segunda. "Algo que não falei nem para meu cliente."

Insistência suprema – Os outros pontos do mandado serão questionar a decisão da CCJ da Câmara contra a extinção do processo e, novamente, o relatório de Júlio Delgado no Conselho de Ética, por não ter retroagido a 5 de outubro, como mandou o ministro Eros Grau.

Angústia da influência – Do relatório de Josias Quintal (PSB-RJ) pela cassação de Romeu Queiroz (PTB-MG): "Ainda que Aristóteles, Cícero, Maquiavel e tantos outros tenham defendido que virtudes morais se expressam de maneira peculiar (...), cabe aqui lembrar a proposição de Kant...".

Folga cassada – Líderes da oposição passaram o feriado em Brasília tentando arregimentar tropas para garantir o quórum na sessão de hoje do Conselho de Ética.

Pela ordem 1 – O Tribunal de Justiça da Paraíba acatou resolução do Conselho Nacional de Justiça e realizou votação aberta para promover e remover juízes. Uma liminar havia suspendido a escolha anterior, feita por voto secreto à revelia do CNJ.

Pela ordem 2 – Foi mantida a promoção de Eduardo Coutinho, filho do presidente do tribunal, Júlio Coutinho. A Associação dos Magistrados da Paraíba elogiou o voto aberto, mas lamentou o grau de subjetividade da escolha.

TIROTEIO

* Do deputado Doutor Rosinha (PT-PR), sobre a "surra" que o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) ameaçou dar em Lula:

– Em busca de um acordão, os tucanos estão sem discurso. Sobrou apenas a gritaria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]