Criminosos armados invadiram a sede do Partido Comunista do Brasil (PC do B), nos Jardins, região nobre de São Paulo, e roubaram dinheiro e documentos. O crime aconteceu na noite de terça-feira. A principal hipótese da polícia é a de crime comum. No entanto, a possibilidade de crime político não pode ser descartada, na opinião do deputado estadual Nivaldo Santana, filiado à legenda. O PC do B é o partido do atual presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo.

CARREGANDO :)

O crime aconteceu no comitê central do partido, na Rua Sarutaiá, 185, no Jardim Paulista. Os criminosos chegaram por volta das 19h30m, na véspera do feriado de finados. Dois homens armados renderam a recepcionista Cristiane Aparecida de Jesus, de 32 anos.

O líder do bando abriu a garagem e três bandidos entraram com um carro, cujas características não foram percebidas pelas vítimas. Um dos criminosos ficou tomando conta da recepcionista enquanto os demais foram para a tesouraria, no andar superior. Lá, mais três funcionários foram rendidos e tiveram os telefones celulares roubados.

Publicidade

O criminoso que aparentava ser o líder do bando exigiu do auxiliar administrativo Rogério de Souza Silva, de 33 anos o caixa diário do partido. Segundo funcionários, o PC do B mantém dinheiro no local para despesas do dia-a-dia. O empregado abriu um pequeno cofre e entregou o dinheiro. O bandido, então, encostou o revólver nas costas do contador João Aparecido da Silva Brasil, de 32 anos, e exigiu mais dinheiro.

- Você entra lá agora e vai abrir o cofre - teria dito o criminoso, segundo testemunhas.

Ele se referia a um cofre maior em uma sala nos fundos do edifício, onde estaria a maior parte do dinheiro. Ao todo, foram levados R$ 4.150.

- Você só tem isso? Me passaram uma fita (informação) que tem mais de R$ 10 mil aqui - disse o ladrão.

Os funcionários foram trancados na sala do cofre. A quadrilha pareceu ir embora, mas voltou logo depois. Segundo as vítimas, os criminosos exigiram mais dinheiro e roubaram o relógio de Brasil. A quadrilha fugiu em seguida levando também duas pastas de arquivo com documentos do PC do B.

Publicidade

A polícia acredita que a quadrilha tenha obtido informações de alguém ligado ao partido. Funcionários e ex-empregados estão sendo investigados por policiais do 78º Distrito Policiais (Jardins). Segundo o deputado Nivaldo Santana, a maioria dos documentos roubados eram pessoais, de funcionários do partido.