O quarto do Seminário Bom Jesus que receberá o Papa Bento XVI em Aparecida, a 170 km de São Paulo, já está pronto. O pontífice ficará na cidade entre os dias 11 e 13 de maio e, além de uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, abrirá os trabalhos para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Celam).
Além do quarto, o térreo e o primeiro andar do seminário estão prontos, somando 7,2 mil metros quadrados. Ao todo, o pontífice terá à disposição um aposento de 75 metros quadrados. Foram gastos cerca de R$ 3,5 milhões em toda a reforma, que contou com doações de cerca de 20 empresas.
- A arquidiocese não dispõe de recursos. Mas não usamos recursos públicos - diz o arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno.
O quarto é simples e foi decorado com móveis produzidos por cerca de 200 alunos de quatro unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No aposento haverá cama, mesa com quatro cadeiras e dois armários. Uma poltrona de vime e um tapete de sisal completam o cenário de paredes brancas.
Os móveis são feitos de MDF, uma espécie de aglomerado de madeira, só que mais resistente e ecológico, já que é fruto de madeira reutilizada.
- O quarto tem muito bom gosto, mas nada de luxo - diz dom Damasceno.
O Papa ficará hospedado no mesmo quarto em que esteve João Paulo II, na visita que fez em 1980. Na ocasião, o papa anterior deixou um crucifixo de presente à arquidiocese. Mesmo sem saberem se serão presenteados dessa vez, dom Damasceno já providenciou presentes para Bento 16.
Além de uma miniatura da Basílica Nacional feita em prata e de um terço de terracota e ouro, dom Damasceno revela que será dado ao papa um DVD contando a história do encontro da imagem no Rio Paraíba e a origem da devoção por Nossa Senhora Aparecida.
Deixe sua opinião