O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informou, nesta quarta-feira (25), que 229.564 eleitores de Curitiba não realizaram o recadastramento biométrico e terão o título de eleitor cancelado. O número corresponde a 18,2% dos 1.256.516 eleitores que deveriam realizar o procedimento, cujo prazo se encerrou na semana passada.
Ao todo, 1.026.952 fizeram a biometria, 21.739 a mais que os 80% necessários para que as eleições de 2012 já ocorressem pelo novo processo, segundo o TRE-PR. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, foram cadastrados, neste ano, 107.104 novos eleitores, que passam a integrar o eleitorado de Curitiba.
Durante o processo, realizado entre 28 de março de 2011 e 11 de janeiro de 2012, o TRE-PR realizou a transferência de 35.916 títulos de Curitiba para outros municípios. Além destes, 17.189 eleitores tiveram o título cancelado porque não votaram ou não justificaram ausência nas últimas eleições. Outros 1.347 tiveram o título suspenso por terem sido presos durante o período.
A Central de Atendimento ao Eleitor funcionou por 255 dias. Foram realizados, em média, mais de quatro mil atendimentos por dia. O dia de maior movimento foi o último (20 de janeiro), quando 14.168 pessoas passaram pelo TRE-PR.
TRE volta a funcionar
O TRE-PR retomou o atendimento aos eleitores nesta quarta-feira (25). A prioridade é para títulos novos e transferências, mas a assessoria de imprensa do órgão informou que os eleitores que desejarem realizar o recadastramento podem comparecer ao TRE-PR.
Mesmo realizando o recadastramento agora, eles poderão ser convocados a retornarem futuramente para regularizar a situação, provavelmente com o pagamento de multa, por não terem realizado o procedimento dentro do prazo.
Os procedimentos que serão adotados para a regularização serão anunciados no dia 31 de janeiro, em entrevista coletiva no TRE-PR. Para realizar a biometria a partir desta quarta-feira não há filas e não é preciso realizar o agendamento prévio.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião