Aumentou o índice de vôos atrasados em todo o país no fim da tarde desta sexta-feira (16) de carnaval. Conforme boletim divulgado às 18h30 pela Infraero, já eram 496 os vôos com mais de 45 minutos de atraso. O total representa 34,8% de todas as 1.426 operações programadas.

CARREGANDO :)

Cerca de uma hora antes, eram 422 os vôos atrasados - 33% das operações. Às 11h20, o percentual era de 24,2% (176 vôos). A previsão é de que a situação se agrave no início da noite.

Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa, Waldir Pires teria dado um "relato tranqüilizador" sobre os atrasos registrados nesta sexta-feira (16). Além disso, Lula também conversou com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, por telefone.

Publicidade

No início desta semana, o ministro da Defesa, Waldir Pires, afirmou que o governo federal não esperava "surpresas" negativas nos vôos referentes ao carnaval deste ano. "Eu espero que tudo corra bem e que o povo brasileiro tenha o direito de ir e de voltar em paz no carnaval", afirmou ele.

Na ocasião, explicou que a estratégia adotada seria semelhante ao que já foi feito no fim do ano passado, para os feriados de Natal e ano novo, que, em sua visão, "resolveu bem a situação". No fim de 2006, a Anac determinou que todas as empresas aéreas operassem com vôos e tripulações de reserva em caso de necessidade. Determinou ainda que não houvesse mudança de malha de última hora.