Quatro pessoas foram presas, em Curitiba, por causar tumulto com bandeiras na Rua Rio Guaporé, esquina com a Rua Rio Guaíba, no Bairro Alto, em Curitiba. Os policiais chegaram ao local depois que moradores da região fizeram uma denúncia. A ocorrência, conforme informações da Polícia Militar (PM), foi a única relacionada às eleições registrada no estado até o meio-dia.

CARREGANDO :)

De acordo com a porta-voz da PM para o segundo turno das eleições, tenente Danielle Valadares Paluch, os policiais encaminharam os quatro para o Fórum Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). "A equipe tentou fazer uma orientação no local para alertar as pessoas de que a prática é proibida, mas houve a necessidade do encaminhamento para as providências necessárias serem tomadas", disse.

Danielle diz que 3 mil policiais fazem vigilância no estado para evitar problemas nas eleições. O número, segundo ela, é três vezes maior do que o efetivo destinado a domingos normais. Em Curitiba, o efetivo destinado ao trabalho de patrulha é de 1,4 mil.

Publicidade

"Os policiais permanecerão nas ruas até as 17 horas. Depois disso, o efetivo é diminuído gradativamente, conforme a avaliação da necessidade em cada local. Nós acreditamos que o processo eleitoral será tranquilo até o final do dia, já que o segundo turno historicamente tem a tradição de ter menos ocorrências", relata a tenente.

Primeiro turno

Segundo Danielle, o primeiro turno das eleições fechou o balanço de ocorrências com 302 casos e 349 pessoas encaminhadas. Na capital paranaense, 11 pessoas foram presas – uma delas era menor de idade.