O deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) pode ter seu mandato cassado por dois motivos, segundo o relatório apresentado no Conselho de Ética da Câmara:
Caixa 2Por ter confessado que recebeu do PT R$ 4 milhões, não declarados à Justiça Eleitoral, para a campanha eleitoral de 2004. Jefferson diz que distribuiu os recursos para candidatos do partido, mas não revela quem recebeu. Segundo o relatório do Conselho de Ética, tal prática caracteriza caixa 2, que é crime eleitoral.
Tráfico de influênciaPor envolvimento em esquemas de arrecadação de propinas em benefício do PTB em estatais como os Correios e o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). Jefferson é acusado de comandar indicações de "apadrinhados" para cargos nas estatais, o que caracteriza tráfico de influência.
Para Jefferson ser cassado e perder seus direitos políticos pelos próximos nove anos e meio (oito anos, mais o restante do mandato) são necessários os votos favoráveis à cassação de pelo menos 257 deputados, metade mais um dos 513.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia