O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira (11) que seguirá as recomendações da Corregedoria Geral da Administração (CGA), órgão do governo que apura conduta de agentes públicos, e afastará os funcionários do Metrô e da CPTM envolvidos em formação de cartel assim que receber relatório conclusivo da investigação conduzida pelo órgão do Estado.
"Eu não recebi ainda [o relatório da CGA], mas recebendo nós vamos tomar todas as providências", disse o governador. "A maioria [dos indicados no relatório] já está afastada. Se tiver alguém que não estiver, será afastado."
Foi uma das poucas vezes que Alckmin sugeriu a demissão de funcionários investigados por suspeita de participação em formação de cartel durante gestões do PSDB em São Paulo. Até então, ele vinha adotando o discurso de que era necessário aguardar o final das investigações para tomar qualquer decisão, sem mencionar que medidas seriam realizadas.
Segundo Alckmin, porém, o processo de demissão não será imediato devido ao fato de que alguns dos envolvidos seriam funcionários de carreira do Estado e, portanto, só podem ser exonerados mediante a abertura de um processo administrativo."Como consequência do trabalho da Corregedoria, abre-se o processo administrativo", afirmou.
De acordo com matéria publicada hoje no jornal "Estado de S. Paulo", a CGA sugeriu o afastamento de 15 funcionários envolvidos nas investigações do cartel dos trens.
O órgão havia instaurado em julho do ano passado um procedimento para apurar o envolvimento de membros da administração no esquema. A investigação teve início depois que a Folha de S.Paulo revelou que a multinacional Siemens delatou a existência do cartel a autoridades antitruste.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Deixe sua opinião