O ex-governador Orestes Quércia, presidente do PMDB paulista, terá encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta quarta-feira em Brasília para discutir o possível apoio do peemedebista ao PT no estado de São Paulo. Quércia aceitou convite feito por Lula para conversar, informou um aliado do peemedebista.
Sobre o papel de Quércia nas eleições de outubro, a possibilidade de ele disputar o governo de São Paulo está condicionada ao PMDB ter candidatura própria à Presidência, o que é considerado remoto por boa parcela da legenda. Quércia, no entanto, é um dos que batalha pela candidatura peemedebista ao planalto.
O PT chegou a estudar a possibilidade de apoiar Quércia para o Senado, mas voltou atrás e fechou questão para a reeleição de Eduardo Suplicy. Mas outra idéia que agrada o PT é Quércia sair para governador apenas para retirar votos do candidato do PSDB, José Serra, favorito nas intenções de voto que concorrerá com o petista Aloizio Mercadante. Em troca, Quércia receberia compensações na esfera federal num ventual segundo mandato de Lula.
O PSDB também quer atrair o peemedebista e para isso a legenda teria a vaga ao Senado, mas pode ser uma oferta pouco atrativa pela dificuldade em enfrentar o favoritismo de Suplicy.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”