• Carregando...

O ex-presidente Itamar Franco poderá ser o candidato do PMDB a presidente da República. O nome dele foi lançado nesta terça-feira em São Paulo pelo ex-governador Orestes Quércia. A Executiva Nacional do PMDB se reúne nesta quarta-feira em Brasília para analisar essa possibilidade. Quércia passou o dia articulando a candidatura de Itamar com governadores peemedebistas e chegou a conversar com o próprio ex-presidente, que aceitou discutir a idéia.

Quércia falou ainda com o ex-governador do Rio Anthony Garotinho, também pré-candidato do partido a presidente, tentando convencê-lo a aceitar a candidatura do ex-presidente. Garotinho insiste em ser candidato e disse a Quércia que vai disputar a indicação na convenção contra Itamar.

- Garotinho não une o partido, ao contrário do Itamar, que tem história no PMDB. Falei com o Pedro Simon, com os governadores Jarbas Vasconcelos, Germano Rigotto e Roberto Requião. Todos toparam a candidatura de Itamar. Até o Luiz Henrique (governador de Santa Catarina), está disposto a aceitar o nome de Itamar. O senador José Sarney, que não queria Garotinho, aceitou bem o nome de Itamar. Então, é possível que a candidatura dele floresça no partido - disse Quércia ao jornal "O Globo".

Quércia informou que vai formalizar a candidatura de Itamar Franco na reunião da Executiva Nacional do PMDB em Brasília.

- A prévia realizada recentemente não valeu. Quem disse isso foi o próprio presidente Michel Temer. Valeu só como consulta. Como o nome de Garotinho desune o partido, estou fazendo gestões para viabilizar a candidatura de Itamar, que tem um projeto para desenvolver o país e tem um passado sem manchas: demitiu o único ministro suspeito de irregularidades (Henrique Hargreeves), que depois voltou ao cargo quando se provou que era inocente - disse Quércia.

O ex-governador de São Paulo reconhece que o único entrave dentro do PMDB para o lançamento da candidatura de Itamar seja Garotinho:

- Num primeiro momento, ele disse que topava a candidatura de Itamar. Depois disse que vai disputar com ele a indicação do partido na convenção. Como o ex-presidente também admite disputar dentro do partido, vamos insistir para que Itamar seja ocandidato. Eu mesmo só pretendo ser candidato a governador em São Paulo se o PMDB tiver um candidato forte a presidente. E Itamar é o nome com reais chances de vencer - adiantou Quércia, que também é o presidente do PMDB em São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]