Nem PT, nem PSDB. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, publicada nesta sexta-feira, o nome que aparece como favorito na disputa pelo governo paulista em 2006 é o do ex-governador Orestes Quércia (PMDB). Em três cenários apontados pelo instituto, com candidatos diferentes nas demais legendas, Quércia lidera. Os percentuais variam de 24% a 33%. Há empate técnico apenas quando são colocados como seus concorrentes o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Aloizio Mercadante (PT). Quércia ficaria com 24% dos votos, Fernando Henrique com 23% e Mercadante com 20%.
Com a ex-prefeita Marta Suplicy na condição de candidata petista, Quércia fica com 26% dos votos, Marta com 21% e Fernando Henrique com 18%.
Em entrevista à 'Folha de S.Paulo', o diretor do Datafolha afirma que a escolha de Quércia é mais um protesto e rejeição ao PT e ao PSDB do que, de fato, preferência pelo peemedebista.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para baixo ou para cima.
Na pesquisa de intenção de voto espontânea e única, os eleitores escolheriam hoje, pela ordem, Geraldo Alckmin (19%), José Serra (3%), Marta Suplicy (3%), Paulo Maluf (1%), Orestes Quércia (1%) e Aloizio Mercadante (1%). O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não foi citado e 59% dizem que não sabem quem escolheriam.