As propostas para aumentar o número de vereadores continuam rondando as Câmaras Municipais. Em Apucarana, no Norte do Paraná, uma proposta prevê aumento de 11 para 19 no número de representantes da Câmara. A alteração é permitida pelo Tribunal Superior Eleitoral nos casos de cidades com mais de 120 mil e até 160 mil habitantes. A tentativa de elevar o número de cadeiras na Câmara de Apucarana já havia sido feita em 2011. Os vereadores, no entanto, decidiram voltar atrás após manifestações da comunidade. Se a proposta for aprovada, Apucarana terá mais representantes no Legislativo local do que cidades de maior porte, como Maringá e Foz do Iguaçu.
Primeira eleição
Na primeira eleição para o cargo de defensor público-geral, Josiane Fruet Bettini Lupion (foto) foi reconduzida ao posto. Ela concorreu em chapa única e venceu o pleito para um novo mandato, de dois anos. Ela ocupa o cargo desde 30 de setembro de 2011, nomeada pelo governador Beto Richa (PSDB).
Renegociação
O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem, em terceira discussão, o projeto de lei nº 146/13, do Poder Executivo, que institui o Programa de Recuperação dos Ativos oriundos das operações de titularidade do Estado do Paraná adquiridos por ocasião da privatização do Banco do Estado do Paraná S/A (Banestado). Na prática, a medida permite que mais de mil devedores do banco renegociem suas dívidas, em condições facilitadas, com a Agência de Fomento, que assumiu os ativos do banco após a privatização.
Líder do PT
O deputado Tadeu Veneri (PT) é o novo líder da bancada petista na Assembleia Legislativa do Paraná. Em sistema de rodízio, Veneri substitui a deputada Luciana Rafagnin.
"Botão pânico"
Tramita na Câmara Municipal de Curitiba um projeto para a instalação de "botões pânico", de alerta de emergência, nas estações tubo e nos ônibus. De autoria vereador Cristiano Santos (PV), o projeto prevê que, ao ser ativado o botão, um sinal seria enviado à Guarda Municipal.
Dilma vaiada
A presidente Dilma Rousseff foi vaiada ontem por estudantes na região metropolitana de Natal ao defender a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM). "A gente pode discordar delas [das pessoas], mas a gente tem que deixá-las dizer o que pensam. Vamos respeitar a governadora que está aqui", pediu Dilma.
O número
927 foi o número de pedidos de informação registrados no Tribunal de Contas do Paraná entre janeiro e agosto deste ano. Pela Lei de Acesso à Informação, a população pode solicitar e receber dados públicos.
Pinga-fogo
"Meu pai tem muitos amigos aqui, mais amigos que inimigos. Mas os poucos inimigos devem estar preocupados."
Hermas Brandão Jr. (PSB), deputado estadual, sobre a intenção do pai, Hermas Brandão, de se candidatar novamente à Assembleia Legislativa.
Colaboraram: Antoniele Luciano, Guilherme Voitch e Bruna Maestri Walter.