
As propostas para aumentar o número de vereadores continuam rondando as Câmaras Municipais. Em Apucarana, no Norte do Paraná, uma proposta prevê aumento de 11 para 19 no número de representantes da Câmara. A alteração é permitida pelo Tribunal Superior Eleitoral nos casos de cidades com mais de 120 mil e até 160 mil habitantes. A tentativa de elevar o número de cadeiras na Câmara de Apucarana já havia sido feita em 2011. Os vereadores, no entanto, decidiram voltar atrás após manifestações da comunidade. Se a proposta for aprovada, Apucarana terá mais representantes no Legislativo local do que cidades de maior porte, como Maringá e Foz do Iguaçu.
Primeira eleição
Na primeira eleição para o cargo de defensor público-geral, Josiane Fruet Bettini Lupion (foto) foi reconduzida ao posto. Ela concorreu em chapa única e venceu o pleito para um novo mandato, de dois anos. Ela ocupa o cargo desde 30 de setembro de 2011, nomeada pelo governador Beto Richa (PSDB).
Renegociação
O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem, em terceira discussão, o projeto de lei nº 146/13, do Poder Executivo, que institui o Programa de Recuperação dos Ativos oriundos das operações de titularidade do Estado do Paraná adquiridos por ocasião da privatização do Banco do Estado do Paraná S/A (Banestado). Na prática, a medida permite que mais de mil devedores do banco renegociem suas dívidas, em condições facilitadas, com a Agência de Fomento, que assumiu os ativos do banco após a privatização.
Líder do PT
O deputado Tadeu Veneri (PT) é o novo líder da bancada petista na Assembleia Legislativa do Paraná. Em sistema de rodízio, Veneri substitui a deputada Luciana Rafagnin.
"Botão pânico"
Tramita na Câmara Municipal de Curitiba um projeto para a instalação de "botões pânico", de alerta de emergência, nas estações tubo e nos ônibus. De autoria vereador Cristiano Santos (PV), o projeto prevê que, ao ser ativado o botão, um sinal seria enviado à Guarda Municipal.
Dilma vaiada
A presidente Dilma Rousseff foi vaiada ontem por estudantes na região metropolitana de Natal ao defender a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM). "A gente pode discordar delas [das pessoas], mas a gente tem que deixá-las dizer o que pensam. Vamos respeitar a governadora que está aqui", pediu Dilma.
O número
927 foi o número de pedidos de informação registrados no Tribunal de Contas do Paraná entre janeiro e agosto deste ano. Pela Lei de Acesso à Informação, a população pode solicitar e receber dados públicos.
Pinga-fogo
"Meu pai tem muitos amigos aqui, mais amigos que inimigos. Mas os poucos inimigos devem estar preocupados."
Hermas Brandão Jr. (PSB), deputado estadual, sobre a intenção do pai, Hermas Brandão, de se candidatar novamente à Assembleia Legislativa.
Colaboraram: Antoniele Luciano, Guilherme Voitch e Bruna Maestri Walter.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia