• Carregando...

Da China, onde está acompanhando o noticiário do Paraná com seu laptop, Rossoni disse ter ficado espantado com as costuras políticas de Gleisi Hoffmann. O deputado viajou na semana passada para tratar de assuntos particulares e pediu licença da Assembléia, por dez dias, sem remuneração.

Resultado – A comissão especial de sindicância criada para investigar o caso Verônica Durau–Ezequias Moreira vai anunciar hoje a conclusão da investigação, que durou 22 dias. O primeiro-secretário Alexandre Curi (PMDB) preferiu não adiantar nada, mas não deve anunciar um relatório bombástico. Para evitar problemas de funcionários fantasmas, o deputado garante que a Assembléia está exigindo dos deputados um controle rigoroso de presença dos assessores.

Revolta – Os tucanos da Câmara Municipal de Curitiba estão se revoltando contra a tentativa de Luiz Felipe Braga Côrtes (sem partido) de se filiar ao PSDB. A pedido de Euclides Scalco, o prefeito Beto Richa estaria intercedendo, esquecendo um pedido feito pelos nove vereadores tucanos de não deixar mais nenhum parlamentar municipal entrar na legenda.

Vagas – O receio de alguns é de que, depois de Luiz Felipe, a "porteira" se abra e, ao menos, mais dois entrem. Se isso acontecer, Nely Almeida, Dona Lourdes e Luiz Ernesto prometem sair do partido. Eles podem ser prejudicados nas eleições de 2008 com a entrada de mais vereadores, candidatos à reeleição, no partido.

Multa – Uma reunião marcada para hoje, às 15 horas, na liderança do Senado, pode definir o texto do projeto de resolução que acaba com a multa mensal de R$ 5 milhões aplicada pela União ao Paraná. Participam do encontro a procuradora-geral do estado, Jozélia Broliani, membros da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

Confiança – "Estou confiante de que estamos próximos de um desfecho para o problema", diz Jozélia. A definição de uma redação para a proposição, de autoria de Jucá, já demora quase um mês. Há três semanas, Raupp foi escolhido relator do projeto, que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Ele busca o consenso entre os governos federal e estadual para que o texto não possa ser questionado na Justiça.

Aliança – O PT defendeu nesse fim de semana que é preciso manter a coalizão para que tenha base de sustentação e possa lançar um candidato de consenso à Presidência da República em 2010. Mas isso é nacionalmente. Já no Paraná há muitos petistas importantes querendo uma certa distância do governador Roberto Requião (PMDB). Eles acham que, principalmente no ano que vem, o apoio do governador pode atrapalhar, devido às inúmeras brigas que vem arrumando com a imprensa e o Ministério Público, por exemplo.

Mulher – Há petistas paranaenses que defendem que a pré-candidata à prefeitura de Curitiba em 2008, Gleisi Hoffmann, passe por uma certa reconstrução de sua imagem. Essa parte do PT acredita que Gleisi está adotando um estilo muito parecido com o de Marta Suplicy, ministra do Turismo e ex-prefeita de São Paulo. As duas, aliás, são amigas. Os petistas querem que Gleisi seja mais Dilma Roussef, ministra-chefe da Casa Civil.

Disputa – Dois ex-candidatos à prefeitura de Curitiba estão tendo seus respectivos apoios bastante disputados. São o deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) e o presidente estadual do PPS, Rubens Bueno. Os dois têm uma parcela fiel do eleitorado da capital. O pessoal do PPS, por exemplo, já esteve conversando com o PT de Gleisi Hoffmann e com o PSDB de Beto Richa.

* * * * *

"A Gleisi deixou o PT perplexo e o Requião irritado."

Valdir Rossoni (PSDB), líder da oposição, sobre a disposição da pré-candidata a prefeita pelo PT em pedir conselhos para o ex-governador Jaime Lerner (PSB).

* * * * *

Pinga-Fogo

O presidente da Comissão de Comunicação, deputado Marcelo Rangel (PPS) preparou uma lista de perguntas para o conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães, que será ouvido hoje, às 11 horas, sobre o parecer desfavorável apresentado no relatório enviado à Assembléia sobre os gastos com publicidade do governo.

*** Rangel também está apresentando um projeto que obriga o governo a divulgar os gastos com propaganda semestralmente. "Será mais fácil controlar", diz.

*** Os deputados do Paraná começaram a se posicionar contra o aborto. Um requerimento assinado por nove deputados foi protocolado ontem na Assembléia Legislativa propondo a criação de uma frente parlamentar em favor da vida.

*** O autor do movimento, Ney Leprevost (PP), diz que a idéia do grupo é se posicionar contra os projetos que tramitam no Congresso Nacional para legalizar o aborto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]