O deputado estadual eleito Ratinho Jr. (PSC) avisou a seus colegas de bancada que não pretende mais disputar a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná. Como deputado estadual mais votado em outubro, com 300 mil votos , e com o PSC elegendo outros 11 parlamentares, Ratinho era visto como um dos favoritos para presidir o Legislativo paranaense.
Com a desistência, o atual líder do governo Beto Richa (PSDB) na Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), está virtualmente eleito para o cargo. O governador Beto Richa (PSDB) havia demonstrado preferência por Traiano, que já havia costurado apoios em vários partidos. A votação ocorre só depois da posse dos deputados, em fevereiro do ano que vem.
Em conversa com os colegas do PSC na segunda-feira, Ratinho avisou que a eleição ficou muito difícil e que não considera "uma sangria desatada" ser o presidente da Assembleia. Muito pelo contrário. Segundo relatou a deputados, para seu projeto de ser eleito governador em 2018, seria até melhor voltar a ser secretário do Desenvolvimento Urbano, cargo que teria sido oferecido a Ratinho por Richa.
O parlamentar do PSC já havia ocupado a mesma pasta na gestão Richa. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) é considerada uma boa pasta, pois tem dinheiro para emprestar aos municípios, garantindo a simpatia dos prefeitos. Mas Ratinho ainda não teria dito o "sim" para o governador Beto Richa.