| Foto:

Richa convida Cheida para a Secretaria do Meio Ambiente

O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida deve ser o novo representante do PMDB no secretariado do governador Beto Richa (PSDB).

Leia matéria completa.

CARREGANDO :)

Os dois nomes mais badalados da reforma do secretariado estadual foram empossadas ontem pelo governador Beto Richa (PSDB) em solenidade no Palácio Iguaçu. O deputado federal Ratinho Júnior (PSC) assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) em substituição a Cezar Silvestri (PPS). E o também deputado federal Reinhold Stephanes (PSD) agora comanda a Casa Civil, cargo que era ocupado por Luiz Eduardo Sebastiani. Com a posse de Ratinho e de Stephanes, Richa busca dois objetivos: conquistar mais apoio político para a campanha de reeleição em 2014 e dinamizar a implantação dos projetos de desenvolvimento do Paraná, com os quais terá um cartão de visita para apresentar aos eleitores.

A costura de uma grande aliança eleitoral é representada principalmente pela nomeação de Ratinho, que conquistou cerca de 40% dos votos para prefeito de Curitiba no ano passado. Nos bastidores, especula-se que Ratinho poderia ser indicado a vice na chapa de Richa em 2014 – o que garantiria ao governador um nome popular ao seu lado na provável disputa com a ministra Gleisi Hoffmann (PT) pelo Palácio Iguaçu.

Publicidade

Na Sedu, Ratinho ficará responsável por levar investimentos estaduais para os municípios. "A Sedu será uma mão amiga para as cidades menores, que não têm tanta capacidade de investimento", disse ele. Ratinho terá, portanto, um contato direto com os prefeitos, que em período de eleição costumam ser cobiçados cabos eleitorais.

Na solenidade de posse dos novos secretários, Richa disse que buscou priorizar o desempenho individual na escolha de seus secretários. Mas admitiu que existem fatores políticos envolvidos: "Sei que os esquemas partidários são normais e imprescindíveis para manter a governabilidade".

Já Stephanes, embora também agregue o PSD no arco de alianças, é visto mais como a faceta técnica do novo secretariado – ele já ocupou diversos ministérios e secretarias estaduais e é reconhecido por sua capacidade de gestão. No comando da Casa Civil, será responsável por dar andamento aos projetos considerados cruciais pelo governo. "Um exemplo de projeto a ser desenvolvido é relacionado à melhoria dos portos do Paraná", disse o novo secretário.

Cezar Silvestri, que deixou a Sedu, também foi empossado ontem na recém-criada Secretaria de Governo. Ele fará a articulação política de Richa com a Assembleia e com os prefeitos. Sebastiani, ex-secretário da Casa Civil, foi nomeado para a diretoria de finanças da Copel.

Críticas à imprensa

Publicidade

Richa usou a solenidade de posse dos novos secretários para fazer críticas indiretas à Gazeta do Povo. Sem citar o nome do jornal, reclamou de reportagens que apontavam uma queda na produção industrial do estado e sobre os salários da Polícia Militar. O governador disse ainda que não conta com o apoio da mídia.