A bancada petista no Congresso decidiu sair em contra-ataque e defender o governo Lula das acusações da oposição. Nessa semana, a deputada federal paranaense Selma Schons, discursou para rebater as acusações que a operação tapa-buracos nas estradas seria eleitoreira. "O que estamos fazendo é recuperar aquilo que ficou totalmente abandonado e deteriorado durante o governo anterior", afirmou.
Inútil O deputado federal paranaense Cezar Silvestri (PPS) disse que as críticas feitas em relação ao recebimento de dois salários extras pelos deputados durante a convocação extraordinária são justas. "Sendo pouco produtiva a convocação, a Câmara acaba dando razão às críticas da imprensa e da sociedade", afirmou.
Desgaste Silvestri afirma que normalmente as convocações extraordinárias não trazem resultado efetivo. "Desde o princípio fui contra por acreditar que ela iria trazer muito desgaste político para o Congresso Nacional", avalia.
Pelo porto O senador Osmar Dias declarou que votará contra o decreto legislativo que suspende a concessão do Porto de Paranaguá ao estado, por 90 dias, para a realização de uma auditoria. A proposta já foi aprovada pela Câmara e está em tramitação no Senado. "A intervenção não resolveria. O governo federal não tem dado conta nem das atribuições dele. Não sei como ficaria a administração do porto, veja as estradas como estão..."
Movimento O decreto legislativo, apresentado no ano passado, motivou a criação do movimento "O Porto é Nosso", pelo deputado estadual Rafael Greca (PMDB). Para pressionar os parlamentares paranaenses a votar contra, o grupo realizou reuniões com diversas entidades. A prefeitura de Paranaguá, na ocasião, apresentou uma proposta para municipalizar o porto.
Amigos A prefeitura de Londrina divulgou que os recursos liberados para a cidade devem-se em boa parte ao empenho do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Segundo a assessoria do prefeito Nedson Micheleti (PT), somente em 2005, o governo federal repassou dinheiro para 29 obras, somando R$ 22 milhões, entre emendas de Bernardo, quando ainda era deputado federal e repasses dos ministérios.
Cooperativas Uma das discussões durante a convocação extraordinária no Congresso é a Lei Geral do Cooperativismo. A proposta, de Osmar Dias, está em discussão e os parlamentares do núcleo agrário do PT estão sugerindo mudanças. "Se o Brasil precisa de um cooperativismo realmente fortalecido, é preciso aprovar uma lei adequada, que atenda às demandas fundamentais para isso", afirma o deputado Assis do Couto (PT-PR), integrante do grupo.
Na parada O vereador Paulo Frote vai disputar com a vereadora Nely Almeida, a indicação para assumir a liderança tucana na Câmara de Curitiba. Frote afirma que há muito tempo vem esperando a indicação para ser o líder do PSDB no Legislativo municipal.
Alternativa O vereador Rui Hara (PSDB) deixa a Secretaria de Assuntos Metropolitanos em março, para ser candidato. Os vereadores tucanos estão se movimentando para manter o cargo no primeiro escalão. Durante a semana, os vereadores se reuniram para discutir o nome a ser indicado. A queixa da bancada é que os deputados têm mais indicações de cargos no primeiro e segundo escalão do governo municipal do que os vereadores. Aposta Os vereadores tucanos vão conversar com o prefeito Beto Richa nos próximos dias para indicar os nomes de Luís Ernesto, Paulo Frote e Nely Almeida para a sucessão de Hara. Os parlamentares esperam que até fevereiro, quando reiniciam os trabalhos legislativos, o prefeito anuncie a decisão.
Modernidade A cobertura pela telefonia celular das cidades do interior têm servido como forma dos prefeitos mostrarem sua "eficiência". As empresas têm recebido uma romaria de representantes das administrações municipais oferecendo até espaços para a instalação de antenas, para que os celulares dos munícipes fiquem na área.
Pinga-fogo
* A diretoria da APP-Sindicato vai até a Delegacia Regional do Trabalho hoje para denunciar irregularidades nas demissões de professores e funcionários da rede pública estadual.
* O governo do estado dispensou professores que eram contratados pelo regime CLT para admitir os aprovados em concurso.
* O presidente do PT, André Vargas, afirma que a morte do dirigente do PCdoB em Reserva servirá para que todos os partidos se unam para cobrar a punição de outros crimes políticos.
* "Não podemos compactuar com a impunidade. Esses crimes são um afronta à civilização e à democracia. Os assassinos acreditam que passarão imunes da punição graças ao apoio político que desfrutam. Nosso movimento visa combater este estado de coisas", afirmou.
* O vereador Ney Leprevost agradeceu ao deputado Hermas Brandão (PSDB), a doação para os funcionários municipais dos equipamentos de fisioterapia que pertenciam à Assembléia Legislativa.
* "O Hermas se sensibilizou com a necessidade que os servidores municipais têm deste equipamento, já que o departamento de fisioterapia da Assembléia foi desativado", explicou.
Deixe sua opinião