Depois de quase três horas, terminou a rebelião no complexo Tatuapé da Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem), na zona leste da capital. Onze funcionários e nove menores ficaram feridos. Uma das funcionárias feridas é Rosana Regina Naum, que está na UTI do Hospital do Tatuapé. Ela trabalhava na unidade 20 e foi atingida com vários golpes de 'naifa', um tipo de faca improvisada. O interno ferido foi encontrado amordaçado e ensangüentado no meio do pátio interno e também foi levado ao hospital. Não há informações sobre a gravidade de seus ferimentos.
Quatro funcionários da Febem foram feitos reféns e duas vendedoras de cosméticos que estavam dentro da unidade se trancaram numa sala e avisaram a polícia por celular. Muito nervosas, elas foram resgatadas. Foi a 34ª rebelião este ano na Febem, 18ª do complexo do Tatuapé.
A confusão começou com a fuga de menores pelo portão principal do complexo, na Avenida Celso Garcia. Segundo as primeiras informações, alguns deles estariam com uniforme de funcionários e crachás. O número de fugitivos só será confirmado depois da recontagem dos internos. Cerca de 20 adolescentes teriam conseguido fugir e quatro foram recapturados.
Mas o número de fugitivos pode ser maior. Segundo informações obtidas no local, 37 menores foram levados em camburões para uma delegacia próxima, mas não está claro se eles foram retirados de dentro do complexo ou achados na rua.
A Tropa de Choque da Polícia Militar entrou no complexo e os internos colocaram fogo em colchões para criar barreiras e impedir a passagem da polícia. Mesas e cadeiras também foram incendiadas. Soldados da Cavalaria da PM e policiais da Rota também atuaram no controle da rebelião. Bombas de efeito moral foram lançadas em direção dos adolescentes.
O complexo Tatuapé da Febem tem 1.350 adolescentes internados em suas 17 unidades. Nas três unidades que participaram da rebelião - 19, 20 e 39 - são 307 jovens.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas