A Receita Federal realiza nesta quarta-feira (3) operação de combate ao contrabando e descaminho, tendo como alvo as cargas e encomendas terrestres depositadas em 124 empresas transportadoras, que teriam ingressado no Brasil sem terem sido declaradas ao fisco.

CARREGANDO :)

A operação "Conhecimento I", que acontece em 16 estados e conta com a participação de 219 servidores da Receita Federal, tem como objetivo identificar e combater a circulação ilegal de produtos estrangeiros no país. Os produtos entraram pelo Paraguai, mas também por meio de portos, informou a Receita Federal.

Segundo o chefe nacional da Divisão de Repressão da Receita, Domingos Azevedo, as empresas foram selecionadas tendo por base denúncias, seu histórico de ocorrências fiscais e indícios levantados em operações similares. "A Receita Federal resolveu fazer esta operação maior porque tem visto diversas irregularidades nas importações", disse ele.

Publicidade

Segundo a Receita, os responsáveis serão intimados a apresentar a documentação da prova regular de introdução dos produtos no país. Caso não tenham os documentos, serão autuados, dando início ao processo de perdimento da mercadoria, sem prejuízo da formalização de representações fiscais para fins penais a serem encaminhadas ao Ministério Público.