As bancadas de deputados federais do Paraná e Pernambuco foram as que proporcionalmente tiveram o maior número de parlamentares que abriram mão do pagamento pela sessão extra. De Pernambuco, 7 de 25 deputados recusaram o pagamento ou doaram para instituições, o que dá 28%. O Paraná ficou em segundo com 8 dos 30 deputados, um total de 26,6% da bancada. O Rio Grande do Sul ficou em terceiro com 18% da bancada.
Voluntários Entre os oito parlamentares paranaenses que abriram mão, Dr. Rosinha (PT), Eduardo Sciarra (PFL), Íris Simões (PTB) e Odílio Balbinoti (PMDB) recusaram-se a receber. Alex Canziani (PTB), Gustavo Fruet (PSDB), Selma Schons (PT) e Hidekazu Takayama (PMDB) optaram por doar os valores a instituições de caridade.
Plano de governo A direção estadual do PPS afirma que já está na fase de elaboração de seu plano de governo. Segundo o presidente estadual da legenda e pré-candidato ao governo, Rubens Bueno, os integrantes da sigla passaram as últimas duas semanas ouvindo especialistas em todas as áreas da administração pública e tiveram uma visão geral de como estão setores como saúde, educação, agricultura, transportes, cultura, segurança, empregos e outros segmentos do estado do Paraná.
Com o povo O PPS começa no sábado a segunda parte de sua estratégia: ouvir a população do estado para colher sugestões. O partido utilizou o método para as eleições estaduais em 2002 e também para as disputas municipais em 2004. Neste ano, o programa, batizado de Fala Paraná, começará por Matinhos.
Entre colegas Durante a entrevista coletiva que o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, concedeu para explicar os recursos que o governo federal vai investir na recuperação de estradas, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo ficou com os créditos. "No início, eu reclamei muito da falta de verbas. Mas não tenho mais nada a reclamar. Talvez porque o Paulo Bernardo foi para o Planejamento", afirmou Nascimento.
Revezamento O vereador Paulo Salamuni, pré-candidato ao Senado, é o novo líder do PV na Câmara de Curitiba, em substituição a Aladim Luciano. Para ficar com o cargo, Salamuni abriu mão de permanecer membro da Comissão de Legislação e Justiça em favor de Sérgio Ribeiro.
Visão Pré-candidato ao Senado pelo PL, Pastor Valdemir Soares, está otimista em relação às suas chances de ficar com a cadeira se o atual senador Alvaro Dias (PSDB) resolver disputar o governo do Paraná. Soares comenta que a maioria dos adversários será do interior. "Acredito que os maiores adversários serão Paulo Salamuni, do PV e Custódio da Silva (PRTB)."
Reforma 1 A Secretaria de Saúde de Maringá vai ter novo secretário. Desde o início do mandato do prefeito Sílvio Magalhães Barros (PP), no ano passado, essa é a terceira vez que a pasta terá novo dirigente. Na prefeitura ninguém confirma, mas o nome mais cotado é do dentista Antônio Carlos Figueiredo Nardi (PMDB), que é secretário da Saúde em Marialva e já exerceu a mesma função em Floresta.
Reforma 2 Nardi disse ter recebido o convite e que espera a oficialização da nomeação. Quem sai do cargo é Heine Macieira (PP), gastroenterologista. O prefeito preferiu não justificar as mudanças mas admite que pretende fazer ainda outras alterações no secretariado maringaense.
Instalação A direção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (ex-Cefet) vai receber nos próximos dias o prefeito em exercício de Londrina, Luís Fernando Pinto Dias, e do deputado federal Alex Canziani (PTB) para acertar os últimos detalhes da instalação da unidade em Londrina. "A prefeitura está providenciando a doação de área de 72.600 metros quadrados (três alqueires) na continuação da estrada dos Pioneiros (acesso antigo para Ibiporã) para a instalação do campus da UTF-PR", explicou Pinto Dias.
PINGA-FOGO
* O conselheiro Heinz Herwig inicia seu segundo mandato como presidente do Tribunal de Contas no próximo dia 12 de janeiro.
* Além de Herwig, serão reconduzidos os conselheiros Quielse Crisóstomo da Silva à vice-presidência, e Fernando Mello Guimarães à corregedoria-geral.
* O deputado federal Ricardo Barros (PP) afirma que um de seus destaques aprovados no orçamento de 2006 vai aumentar em R$ 3 milhões os recursos para a bancada paranaense.
* Barros informa que a verba foi aprovada no Relatório Setorial do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Agrário.
* O PDT atualmente tem dois membros na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Curitiba: Tito Zeglin e Roberto Hinça.
* Com a recomposição que vai ocorrer em fevereiro, apenas um deles continuará.
* Outro vereador que pode deixar a Comissão de Legislação é Ney Leprevost (PP).
* O pepista deve emplacar uma vaga na Comissão de Economia.
* Dos nove membros da Comissão de Legislação, cinco deverão ser remanejados para outras.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião