Curitiba As regras para o referendo das armas são as mesmas de uma eleição. O voto é obrigatório para as pessoas alfabetizadas maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Os analfabetos, os maiores de 70 anos, os inválidos e os com residência permanente no exterior estão isentos, desde que requeram (ou já tenham requerido) a dispensa junto ao cartório eleitoral de sua cidade.
Para votar no referendo, a pessoa deve levar o título eleitoral e, se possível, a carteira de identidade (RG). O eleitor poderá votar apenas com o RG ou qualquer outro documento oficial com fotografia (carteira de trabalho, passaporte, carteira de motorista, desde que saiba o número da seção eleitoral).
Quem estiver fora de seu município deve justificar. O requerimento está disponível em todos os locais de votação. Caso não justifique hoje, o eleitor vai precisar comparecer ao cartório eleitoral no prazo de 60 dias a contar da data do referendo. Vale lembrar que a justificativa não é mais feita nas agências dos Correios. As pessoas que estiverem fora do país precisam apenas comparecer ao cartório eleitoral e apresentar o passaporte, comprovando sua viagem ao exterior, no prazo de 30 dias a contar da data do retorno ao país.
Serviço: Mais informações pelos sites do TRE-PR (www.tre-pr.gov.br) e do TSE (www.tse.gov.br) ou pelo telefone da Central de Atendimento do TRE, no (0XX41) 3332-1116.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo