O resultado da votação 31 a 15 que garantiu a nomeação do procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo, deixou o governo em alerta. O líder da bancada na Assembléia Legislativa, Dobrandino da Silva (PMDB), disse que a maioria dos governistas que não aprovou a indicação está arrependida. "Eles sabem que não foi bom negócio votar contra. Daqui a pouco abre uma dissidência no Ministério Público e como fica?", questionou o deputado.
Mobilização Os prefeitos do PMDB pretendem sugerir ao partido que o ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, Renato Adur (PMDB), seja o candidato a vice-governador nas eleições de outubro se o PMDB lançar chapa puro-sangue. "Não só eu apóio o nome de Adur, como toda a região dos Campos Gerais", diz o prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Júnior. Para o prefeito de Medianeira, Elias Carrer (PMDB), "Adur é uma reserva moral do partido".
Palestrante O deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) vai falar hoje, às 10 horas, na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia do Senado Federal sobre educação profissional. O paranaense foi convidado para a audiência pública pelo presidente da comissão, senador Gérson Camata (PMDB-ES). Canziani vai explicar como foi o processo de transformação do Cefet em universidade tecnológica federal e sobre seu trabalho para implantar o câmpus em Londrina.
Cara nova Na indefinição de candidaturas de oposição, o vereador tucano Celso Torquato pretende lançar internamente a idéia de uma cara nova para concorrer ao governo do Paraná: o deputado federal Gustavo Fruet. "É uma liderança em ascensão, mostrou sua capacidade no Congresso Nacional com as suas atuações nas CPIs de que participou e não tem rejeição do eleitor", defende.
Defesa A assessoria do ex-prefeito Cassio Taniguchi contestou as afirmações da vereadora Professora Josete (PT) de que a prefeitura, durante a gestão de Cassio, não tivesse aplicado os mínimos exigidos pela Constituição nas áreas de saúde e educação em 2004. De acordo com as informações da equipe do ex-prefeito, no relatório encaminhado ao TC consta que foram aplicados 18% na saúde e 25% na educação.
Denúncias A juíza da 4.ª Vara da Fazenda Pública, Fabiane Pierrocine, determinou que o ex-presidente da CPI dos Caça-Níqueis na Câmara, vereador Fábio Camargo (PFL), envie a documentação levantada pela comissão. Durante as investigações, os vereadores levantaram indícios de envolvimento de autoridades com os caça-níqueis. O tema passou a ser investigado pela Assembléia, uma vez que extrapolou o âmbito municipal.
Reparos O líder do prefeito na Câmara de Curitiba, Mario Celso Cunha (PSDB), enviou ofício à bancada federal do Paraná pedindo empenho para a votação da Proposta de Emenda à Constituição que estabelece nova composição e novos limites de gastos para as câmaras municipais. Se aprovada, a medida implicará o acréscimo de duas cadeiras nas próximas eleições.
Aposta O vereador Manassés Oliveira, pré-candidato a deputado federal pelo PPS, quer chegar ao Congresso através de sua atuação sindical. Presidente do sindicato dos coletores de lixo e varredores, Manassés faz questão de negociar diretamente os aumentos da categoria que representa: "Em São José dos Pinhais e Londrina consegui reajustes reais para os coletores e varredores. Se estivesse em Brasília poderia conseguir isso também para todos os brasileiros", argumenta.
Na Justiça O presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, entrou ontem com representação na Procuradoria-Geral de Justiça do Paraná contra o governador por prática de nepotismo. A representação foi entregue pessoalmente ao procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo. Bueno pede que a Procuradoria siga o exemplo do Ministério Público de diversas cidades do Paraná e abra processo para investigar a nomeação de parentes do governador nos diversos níveis de governo.
Pinga-fogo
* O vereador petista André Passos disse que a prefeitura deveria erguer um busto em homenagem à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
* Ela foi quem bateu o martelo para a decisão sobre qual cidade brasileira sediaria as conferências da ONU, que trarão muita visibilidade e aquecimento econômico para a cidade.
* "Requião não quer aliança com o PT nem nós com ele".
* A frase é do presidente estadual do PT, André Vargas, descartando uma aliança entre os dois partidos no Paraná mesmo que o presidente Lula decida se unir ao PMDB na campanha presidencial.
* O diretório do PDT de Curitiba decidiu enviar uma manifestação de apoio a Osmar Dias, para que ele anuncie de uma vez sua candidatura ao governo do estado.
* Os pedetistas pedem também para que o senador insista na posição de o partido não lançar candidato próprio a presidente para que tenham liberdade nos estados.
* "A estratégia vai nos ajudar a ultrapassar a cláusula de barreira", explica o vereador Jorge Bernardi, presidente do partido na capital.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião