• Carregando...

Em reunião com o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, os líderes de partidos elegeram quatro prioridades de votação em plenário, todas ligadas à reforma política, assim que forem votadas as medidas provisórias que trancam a pauta. A primeira delas é um projeto de resolução que trata da fidelidade partidária. De acordo com a proposta, para indicação de integrantes de comissões e da Mesa Diretoria da Câmara valeria o tamanho da bancada logo após a eleição. Isso tornaria ineficaz as mudanças de partidos antes das indicações, inibindo o troca-troca partidário.

A segunda prioridade é a proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com a verticalização das coligações nas eleições, instituída pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2004. A terceira é o projeto de lei do deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO) que prevê o financiamento público de campanha, cria o voto de legenda, abranda a cláusula de barreira e muda as regras de pesquisas e de propaganda eleitorais.

Por último seria votado um projeto do Senado que muda regras eleitorais com o objetivo de reduzir os custos das campanhas, como o fim dos showmícios. O PSDB queria votar o projeto de Caiado antes do fim da verticalização, mas foi voto vencido. Caiado disse que há um acordo entre os líderes para que não haja obstruções nas votações em plenário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]