• Carregando...

Um grupo de juristas liderado pelos professores René Ariel Dotti e Mi-guel Reali Júnior reuniu-se na noite de quarta-feira com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes. O objetivo do encontro foi apresentar novas sugestões para o aperfeiçoamento do processo eleitoral visando a uma maior transparência nos próximos pleitos.

Ser ou não ser – O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirma que sua candidatura à Câmara dos Deputados depende de uma conversa com o presidente Lula. "Eu gostaria de ser candidato à reeleição, mas isso não pode ser colocado na frente do projeto nacional", explica Bernardo. Se Lula pedir que ele fique no governo, a candidatura à Câmara Federal seria abandonada. O prazo para desincompatibilização é 31 de março.

Não ser – Já o diretor brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, garante que não vai disputar nenhum cargo nas eleições deste ano. Samek, que foi eleito deputado federal em 2002, afirma que a sua prioridade é trabalhar pela reeleição de Lula, e que a melhor forma de contribuir seria "fazendo uma boa administração em Itaipu".

Mau exemplo – A absolvição dos deputados Roberto Brandt e Professor Luizinho na Câmara Federal foi um mau exemplo, classificou o deputado estadual Neivo Beraldin (PDT). "A sociedade tende a generalizar e isso afeta a imagem de todos nós políticos", afirma. Para o deputado está claro que existe um acordo para não cassar mais ninguém, independentemente das provas.

Universidade – Ficou para hoje a votação do Conselho Estadual de Educação que autoriza a criação da Universidade Municipal de União da Vitória. O prefeito Hussein Bakri afirma que a expectativa na cidade é grande para a implantação. "A entidade já tem todas as condições: recursos próprios, instalações e o número adequado de professores mestres e doutores", diz o prefeito.

Mulheres – Na noite de quarta-feira, as vereadoras Nely Almeida (PSDB) e Professora Josete (PT) tiveram a sensação de como é comandar uma sessão da Câmara de Curitiba. Nely presidiu a maior parte da solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, mas passou o bastão para Josete na seqüência. Politização – O balanço dos seminários realizados pela bancada feminina da Câmara durante o Dia Internacional da Mulher, segundo a vereadora Julieta Reis (PSB), provou que "lugar de mulher é na política. Para avançar nas conquistas sociais". Recomendação – O presidente da Comissão de Legislação e Justiça, Celso Torquato (PSDB), fez um pedido formal aos vereadores candidatos: "mesmo sendo um ano eleitoral, a comissão não pode se dar ao luxo de deixar de realizar a reunião semanal." Dos nove componentes da mais importante comissão da Câmara de Curitiba, cinco pretendem disputar cargos em outubro: Valdemir Soares (PL), Sérgio Ribeiro (PV), Sabino Picolo (PP), Roberto Hinça (PDT) e Ney Leprevost (PP). Cartão vermelho – A exclusão do evento evangélico na Boca Maldita durante as comemorações do aniversário de Curitiba colocou o vereador Valdemir Soares em uma queda- de-braço nos bastidores da prefeitura. Valdemir pretende encontrar-se com o prefeito Beto Richa munido de dados que comprovam a força do segmento: no ano passado 20 mil pessoas se reuniram no local para comemorar os 312 anos da cidade e ouvir Beto. Em 2004, o maior comício da campanha de Beto foi organizado pelos evangélicos. Revezamento – Membro do bloco independente da Câmara de Curitiba, o vereador Manassés Oliveira (PPS) aposta no fortalecimento do grupo dentro da Câmara de Curitiba nas próximas semanas: "A liderança do movimento não está concentrada em apenas uma pessoa. Teremos líder e vice-líder que mudarão todos os meses", explica.

Pinga-fogo

* O presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, garante que tem a palavra do prefeito Beto Richa para acompanhar a decisão do partido.

* "Beto está aguardando os senadores Alvaro Dias e Osmar Dias (PDT) decidirem quem será o candidato para manifestar o seu apoio", disse Rossoni.

* O governador Roberto Requião (PMDB) deve ter um apoio aguerrido dentro do PFL nas eleições de outubro. O deputado estadual Nelson Justus, que já esteve no palanque do governador no segundo turno da última campanha, tende a repetir o feito.

* "Não posso negar minha amizade com Requião", disse. Só um fato novo faria o deputado repensar o palanque: a candidatura própria do PFL ao governo. O apoio a um candidato do PSDB seria mais difícil. "Só se o nome me agradar".

* O deputado estadual Natálio Stica (PT) será o representante da Assembléia Legislativa durante a visita de hoje do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária.

* Eles participam da abertura do Fórum de Gestores das Empresas Públicas e Federais do Paraná, e depois visitam a área industrial da refinaria em companhia dos diretores da Repar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]